|
|
|
|
|
– 21-11-2002 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinhos : Michael Porter elabora estudo estratégico do sector em PortugalPorto, 20 Nov Iniciado esta semana e com conclusão prevista para Maio de 2003, o estudo, a desenvolver pela Monitor Company, do economista Michael Porter, representa um investimento de meio milh�o de d�lares, refere a associa��o em comunicado. "O objectivo � dispor de uma estratégia integrada que nos permita tirar o máximo partido de todos os desafios e oportunidades que se apresentam no mercado global", explica. A Viniportugal salienta a "grande pressão" enfrentada pelos vinhos portugueses nos principais mercados internacionais e a "concorr�ncia agressiva" da Fran�a, It�lia, Espanha, Chile, Austr�lia, �frica do Sul, Calif�rnia e Argentina. A este factor acrescem aspectos negativos como a "falta de imagem de Portugal no mundo, a inefici�ncia e burocratiza��o excessiva de grande parte das instituições oficiais que regulam e certificam o sector e alguma falta de estratégia global". O trabalho de campo no estudo estratégico come�ou j� esta semana, com entrevistas a mais de 150 personalidades relevantes da fileira, prolongando-se até ao in�cio de Maio de 2003. Realizado, segundo a Viniportugal, em "total sintonia com o sector", o trabalho incidirá sobre as vertentes da viticultura, investiga��o e desenvolvimento, enologia, "marketing" e instituições. Numa visita a Portugal h� dez anos, ent�o a convite de Cavaco Silva, Michael Porter apontou o vinho como um dos cinco "clusters" com mais potencial e competitividade em Portugal, do que viria a resultar a constitui��o, em 1997, da Viniportugal.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |