A 34.ª edição da Feira do Vinho do Dão, no primeiro fim de semana de setembro, em Nelas, convidou, este ano, a região vitivinícola Txakoli do País Vasco, em Espanha, anunciou hoje a organização.
“Na senda da internacionalização que começámos a trabalhar há dois anos, temos este ano como convidados os vinhos Txakoli do País Vasco, em Espanha, que vão marcar presença naquela que queremos que seja a maior edição de sempre”, disse o presidente da Câmara Municipal de Nelas.
Joaquim Amaral defendeu que a presença de outras regiões vitivinícolas “é mais um apoio aos produtores para novos mercados e novos potenciais, porque esta feira é deles, dos produtores, e quanto melhor estiver o Dão, melhor estará toda a região”.
Segundo o autarca, a região de Nelas será divulgada no País Vasco e, no primeiro dia da Feira do Vinho do Dão, haverá também uma apresentação e prova dos vinhos Txakoli e, no ano seguinte, o Dão marcará presença naquela região de Espanha.
Na conferência de imprensa de apresentação da 34.ª edição da Feira do Vinho do Dão, que é, segundo o autarca, “a mais antiga do Dão a decorrer ininterruptamente”, Joaquim Amaral desejou chegar à meia centena de produtores participantes no certame.
Com uma presença habitual de “mais de 40 produtores”, Joaquim Amaral reconheceu que a data “não é fácil, porque agora, com as alterações climáticas, as vindimas acontecem cada vez mais cedo o que retira da feira a presença” de produtores.
“Mudar a data da feira está fora de questão, porque o primeiro fim de semana de setembro já é um marco a quem nos visita. Recebemos pessoas de todo o país que marcam atempadamente esse fim de semana para nos visitar”, justificou.
Entre 04 e 07 de setembro, Nelas “é a capital do Dão”, com mais de 100 expositores, desde produtores, gastronomia, produtos endógenos, como queijo da Serra da Estrela ou mel, e artesanato, para além de provas do vinho e degustações.
Antes de começar a feira propriamente dita, o presidente do Município de Nelas, no distrito de Viseu, frisou que o dia 03 de setembro, “é dedicado à formação e palestras, assim como a apresentação do Museu do Vinho e das Artes” em Santar.
A Feira do Vinho do Dão tem recebido, anualmente, mais de 25.000 pessoas que, assim, “conhecem não só os vinhos como a gastronomia e a cultura da região, assim como vivenciam os espetáculos” culturais que decorrem no certame, sublinhou o autarca.
À semelhança de anos anteriores, haverá teatro produzido “deliberadamente para a feira, uma produção de Celso Cleto que conta como protagonista maior Sofia Alves” e na área da música estarão os DJ Alvim e Wilson Honrado e ainda Carminho e António Zambujo.
Joaquim Amaral destacou que os espetáculos “têm patrocínio privado, de alguns empresários, de forma a deixar com o Município de Nelas o investimento na feira, quer em climatização como em lava mãos e cuspideiras”, por exemplo.
Assim, “o esforço do Município de Nelas é na ordem dos 150.000 euros, sabendo que o investimento na feira é superior, mas é feito em parceria com os privados, alguns patrocinadores específicos e ainda outros parceiros como o Turismo do Centro”.