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– 15-01-2010 |
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Vinho do Porto: Volume de neg�cios baixou 6,2 por cento em 2009
O vinho do Porto gerou vendas de 310 milhões de euros em 2009, um volume de neg�cios 6,2 por cento inferior ao registado no ano anterior, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) hoje revelados. Entre Janeiro e Novembro, foram vendidos oito milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, menos 6,9 por cento do que em 2008. O presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, disse hoje � Agência Lusa que, apesar do decréscimo verificado, os vinhos do Porto "resistiram bastante bem � crise". �Resistimos melhor do que outros produtos de denomina��o de origem como o Bord�us ou Champagne que registaram redu��es muito superiores e que fizeram investimentos em promo��o 10 a 20 vezes superiores aos feitos por n�s�, salientou o respons�vel. � precisamente mais promo��o que o presidente da União das Adegas Cooperativas do Douro, Jos� Manuel Santos, exige para os vinhos da mais antiga regi�o demarcada e regulamentada do mundo. �Os vinhos do Porto t�m falta de um projecto de promo��o que seja mais eficaz e que aposte nos novos mercados, j� que os tradicionais, tal como n�s, Também estáo a atravessar uma crise�, sublinhou. Jos� Manuel Santos defende que tem que ser feito um grande esfor�o no sentido de conquistar novos mercados, principalmente os países de l�ngua oficial portuguesa como Angola ou o Brasil. Vilhena Pereira referiu que o IVDP está numa esp�cie de �fase de estudo� dos denominados mercados emergentes, como a China ou �ndia, onde se verificam �condicionantes de ordem cultural�. J� o Brasil � considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Regi�o do Douro, tendo registado um crescimento importante nos �ltimos anos, passando de cerca de 588 mil garrafas em 2003 para 1.395 mil garrafas no final do ano passado. No entanto, em 2009, o volume de neg�cios no sector dos vinhos do Porto para aquele país reduziu-se em cerca de 10 por cento. A Fran�a continua a ser o primeiro mercado para o vinho do Porto, absorvendo 25 por cento das vendas o que, no ano passado, representou 76.8 milhões de euros, menos 3,3 por cento do que no ano anterior. Em volume de neg�cios, seguem-se Portugal, Reino Unido, B�lgica, Holanda e Estados Unidos da Am�rica. O presidente da Unidouro mostrou-se ainda preocupado com os pequenos viticultores durienses, aqueles que diz que �acabam por pagar sempre a factura da crise�.� que, segundo frisou, na última vindima venderam o vinho �sem pre�o�. �Devem ser os únicos produtores que vendem os seus produtos mas não sabem por quanto e agora temem que as empresas se estejam a preparar para pagar menos de mil euros por pipa de vinho generoso�, salientou. Nos �ltimos anos, a pipa de vinho generoso tem sido vendida a 1.100 euros. Fonte: Lusa
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