|
|
|
|
|
– 10-09-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vinho/crise: Produtores vendem vinhos a pre�o de saldoEm plena �poca de vindimas, h� produtores portugueses a vender vinhos a pre�o de saldo para escoar os muitos ‘stocks’ acumulados e ganhar espaço nas adegas para receber a nova colheita. "Estamos no meio de um novo ciclo em que � preciso ter espaço na adega para receber os novos vinhos. Se não se conseguiu vender as colheitas anteriores, o problema avoluma-se", afirmou o presidente da Associa��o Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) em entrevista � agência Lusa. Admitindo que "a crise se está a sentir muito no sector", Paulo Amorim apontou como exemplo a regi�o do Alentejo onde, "para tentar escoar ‘stocks’, aparecem no mercado produtores a vender a 60 c�ntimos o mesmo vinho que h� um ano vendiam a 1,80 euros". O objectivo, acrescentou, � �tentar diminuir os danos e não perder tudo�. Mais do que no consumo total de vinho, que se mant�m nos mesmos n�veis, os efeitos da crise notam-se no perfil de consumo. �Houve um deslocamento grande em segmentos de pre�o. J� mais de metade dos consumidores em Portugal optam por vinhos extremamente baratos e isso tem sido p�ssimo para as marcas, que estavam a implantar-se em patamares de mais qualidade e para os distribuidores�, explicou Paulo Amorim. Actualmente, disse, �as ins�gnias da distribui��o moderna representam j� praticamente 80 por cento das vendas� de vinho e as grandes superf�cies �estáo a privilegiar contactos directos com produtores, o que � mau para os distribuidores�. Manuel Carvalho Martins, respons�vel pela área de vinhos da consultora Nielsen, concorda que, �com a crise, o consumidor está muito mais sens�vel � rela��o qualidade/pre�o, o que faz com que haja um menor gasto para as mesmas quantidades vendidas�. �Os consumidores deslocam-se ou para vinhos mais baratos ou para os vinhos de mesa, que ultimamente t�m voltado a crescer, o que j� não acontecia h� uns tempos�, referiu. Para o presidente da ANCEVE, no vinho, como noutros sectores, �as coisas nunca mais seráo como dantes� e da crise vai emergir a procura do �low cost�. �H� cada vez menos pessoas dispostas a pagar um valor muito alto por uma garrafa de vinho, quem o faz � cada vez mais um nicho�, alertou. Paralelamente ao deslocamento do consumo para segmentos mais baixos, tem-se assistido com a crise a uma mudan�a no local de consumo dos vinhos. �O que o cliente tipicamente tem vindo a fazer, nos �ltimos dois anos, � ficar mais em casa e comer menos fora, sendo ainda mais sens�vel a promo��es e vales de desconto�, nota o presidente da Comissão de Viticultura da Regi�o dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro. De acordo com a Nielsen, registou-se uma forte quebra de consumo na restaura��o, caf�s e garrafeiras, porque �as fam�lias gastam muito menos dinheiro fora de casa. Tudo o que se consome na restaura��o ao nível. de vinhos � agravado pelas fortes margens�. A quebra de receitas na restaura��o tem-se traduzido num �avolumar de problemas no pagamento de facturas� por parte dos restaurantes aos distribuidores que, segundo a ANCEVE, �Também estáo numa situa��o muito delicada�. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |