No quarto trimestre de 2024, o preço médio da produção agrícola na União Europeia (UE) aumentou 2,2% em comparação com o período do ano anterior. No entanto, recuou 8,1% em Portugal, onde se registou a maior queda entre os Estados-membros.
Apesar desta subida, o preço médio dos bens e serviços atualmente consumidos na agricultura (fatores de produção não relacionados com o investimento, como a energia, os fertilizantes ou os alimentos para animais) diminuiu 2,7% em comparação com o quarto trimestre de 2023. No entanto, esta foi uma taxa de declínio menor do que nos seis trimestres anteriores, avança o Eurostat.
Segundo o serviço europeu de estatística, o preço médio da produção agrícola aumentou na generalidade dos países europeus no quarto trimestre de 2024, com exceção de Portugal (-8,1%), Espanha (-5,9%), Grécia (-2,8%) e Finlândia (-2,4%).
Já as taxas de aumento mais acentuadas foram observadas na Irlanda (+18,4%), Hungria (+14,9%) e Roménia (+11%).
Em termos do preço médio dos fatores de produção não relacionados com o investimento, registaram-se descidas no quarto trimestre de 2024 na maioria dos países da UE, com exceção da Roménia (+2,6 %), da Hungria (+1,7 %) e dos Países Baixos (+1,4 %).
As taxas de diminuição variaram entre -0,2% na Lituânia e -0,4% na Áustria e -7,1% em Espanha e -8% no Chipre, com o preço médio dos fatores de produção não relacionados com o investimento a descer 1,18% em território nacional nos últimos três meses de 2024 face ao trimestre homólogo.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.