Comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural defende que o problema na União Europeia é apenas de “acessibilidade” e não de “disponibilidade” de alimentos. Com um “autossuficiência” em quase todos os produtos alimentares, UE quer apoiar países vizinhos.
A Comissão Europeia garantiu esta quarta-feira que a guerra na Ucrânia não é uma “ameaça” à segurança alimentar. O executivo comunitário diz que o problema europeu “não é a disponibilidade, mas sim a acessibilidade”, e lembrou que os Estados-membros podem recorrer a fundos europeus para fornecer alimentos a países vulneráveis.
“Atualmente, graças ao trabalho dos nossos agricultores e ao apoio da política agrícola comum [PAC], a segurança alimentar na União Europeia não está ameaçada. No entanto, o nosso sistema alimentar enfrenta desafios”, referiu o comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, no Parlamento Europeu.
E acrescentou: “Na UE, somos amplamente autossuficientes para quase todos os produtos agrícolas. No entanto, a UE importa cereais da Ucrânia e fertilizantes e gás natural da Rússia”.
Janusz Wojciechowski recordou […]