O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que o encontro, na próxima semana, com o homólogo chinês, Xi Jinping, vai centrar-se em questões agrícolas e que vai “mencionar Taiwan”.
“Temos muito que falar com o Presidente Xi, ele tem muito que falar connosco, acho que vamos ter uma boa reunião”, afirmou Trump aos jornalistas antes de partir para a Malásia, a primeira paragem da uma digressão asiática que vai fazer.
O governante norte-americano disse que as questões relacionadas com a agricultura estão no topo da agenda e que vai “mencionar Taiwan”, embora tenha esclarecido que ainda não planeia viajar até à ilha.
Trump tem vindo a sublinhar o desejo de que a China compre soja norte-americana, depois de o ter deixado de fazer em setembro, como não acontecia há anos.
Além disso, o país asiático impôs tarifas adicionais sobre as importações agrícolas dos Estados Unidos, em resposta às medidas económicas avançadas pelo Presidente norte-americano.
O encontro entre os dois líderes, previsto para a próxima semana na Coreia do Sul, vai realizar-se poucos dias antes de entrarem em vigor as novas tarifas importas pelos Estados Unidos à China, assim como as medidas de controlo aduaneiro que Xi anunciou anteriormente e que entram em vigor a 01 de novembro.











































