A Textura Wines, projeto do Dão fundado por Marcelo Villela de Araújo e Patrícia Berardi, anuncia o reforço da sua equipa técnica, consolidando a coordenação de enologia e viticultura — um passo decisivo para estabilizar um trabalho que privilegia a autenticidade dos vinhos e o respeito pela vinha.
Com aproximadamente 30 hectares de vinhas em modo de produção biológico, distribuídos entre Vila Nova de Tazem e Penalva do Castelo, a Textura Wines assume como prioridade a gestão integrada da viticultura e da enologia, reforçando a equipa com competências complementares que asseguram consistência e identidade ao projeto.
A equipa técnica da Textura Wines passa a ser composta por:
Marcelo Villela de Araújo – proprietário e enólogo, fundou a Textura Wines em 2018.
Luís Seabra – enólogo consultor, acompanha a Textura Wines desde o início do projeto. É uma das referências da nova geração de enólogos portugueses.
Hugo Melo – consultor de viticultura em modo biológico. Natural da Bairrada, trabalhou cerca de 10 anos com Luís Pato e integra a equipa da Textura Wines desde dezembro de 2024. Atualmente, colabora também com a Quinta dos Murças (Esporão, Douro), Quinta do Ameal (Vinhos Verdes) e Vadio.
João Alves – o mais recente elemento, com mais de 10 anos de experiência no setor vitivinícola na região do Douro, em casas como a Quinta da Gaivosa, Quinta do Vale Meão, Quinta do Tedo e Menin Wine Company, além do Chateau Gruaud Larose (Bordeaux). Com formação e experiência em enologia, viticultura, marketing e gestão, é o elemento mais presente na vinha e na adega, atuando como elo entre as diferentes áreas do projeto.
Para a marca, este reforço traduz um salto de organização e consistência, valorizando a visão de que a qualidade dos vinhos se constrói a partir da vinha e da sua ligação direta à adega. «Esta consolidação da equipa reflete a importância que damos à integração da viticultura com a enologia. Acreditamos que este alinhamento nos permitirá continuar a expressar o carácter único do Dão, através de vinhos de identidade e autenticidade, num processo contínuo de melhoria da qualidade.», adianta Marcelo Villela de Araújo.
Fonte: Textura Wines