É a singularidade da fauna e flora da “Serra Mãe” que dá sabor ao Queijo de Azeitão e aos vinhos também. Se a Arrábida deixar de ter um solo saudável e disponível tudo se perde.
Setúbal está em segundo lugar no ranking “The World”s Top 10 Wine Destinations for 2023”. O guia aconselha um mergulho nas praias e passeio pelo “cenário natural da Serra da Arrábida”. Pede tempo para provar Queijo de Azeitão e destaca os vinhos de Setúbal, em especial o “complexo” e “matizado” Moscatel.
Arrábida, vinho e queijo movimentam todos os anos mais de 20 milhões de euros na região de Setúbal. A tríade tem grande fama além fronteiras e representa o quanto a unicidade ambiental pode ser mantida, em nome da sustentabilidade e da economia regional.
Dos vinhos produzidos na região de Setúbal “103 marcas estão relacionadas com vinhas do Parque Natural da Arrábida”, descreve Luís Narciso, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS). E só para a produção do vinho certificado DO Palmela e DO Setúbal e Vinho regional da Península de Setúbal, a CVRPS estima “perto de 400 hectares dentro do Parque Natural da Arrábida”. Os números ainda vão aumentar.
A CVRPS tem conhecimento de pedidos […]