A EDIA já disponibilizou a sexta-edição do Anuário Agrícola de Alqueva, relativa ao ano de 2021. O documento nota, por exemplo, que as taxas de adesão ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) têm aumentado sustentadamente desde 2008, e neste momento já foi atingida a “velocidade de cruzeiro” na operação e utilização deste empreendimento com uma taxa a ultrapassar os 95%.
Em comunicado, a EDIA informa que o documento pretende fornecer um quadro no que diz respeito aos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores, técnicos e investidores que queiram desenvolver e/ou estudar atividades agrícolas sustentáveis, na região.
O EFMA encontra-se neste momento com a sua primeira fase, cerca de 120 mil hectares de regadio, concluída tendo-se iniciado a construção da segunda fase, com cerca de 50 mil hectares, 10 mil dos quais prontos a regar na campanha de rega de 2022.
A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor. Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura (MA).
Pode consultar o anuário aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.