A Suíça desenvolveu uma estratégia para melhorar a produção de hortofrutícolas, com o objetivo de enfrentar novas dificuldades que surgem no setor agrícola.
A retirada de autorizações de ingredientes ativos de pesticidas, a falta de métodos alternativos de controlo e o aparecimento de novos organismos prejudiciais são alguns dos desafios que motivaram a criação da Estratégia para a Proteção Sustentável das Culturas.
A estratégia visa aumentar a sustentabilidade no setor primário suíço, com um foco particular na redução dos riscos associados ao uso de pesticidas. O governo anunciou que a estratégia será totalmente implementada até 2030, após a aprovação de um relatório intermédio a 8 de maio de 2024, tendo ainda afirmado que a situação da proteção das culturas se deteriorou nos últimos anos e que é urgente fechar as lacunas existentes e prevenir as que se avizinham.
A estratégia aborda os desafios enfrentados, especialmente em relação a certos produtos vegetais, e procura melhorar os meios oferecidos pela proteção integrada das culturas, que combina métodos preventivos, biológicos e físicos para controlar pragas e doenças, utilizando químicos sintéticos apenas de forma direcionada. Além disso, a estratégia reconhece o surgimento de pragas, doenças e ervas daninhas difíceis de controlar.
Segurança alimentar e autonomia alimentar
Esses problemas também representam um risco para a segurança alimentar e para a diminuição das taxas de autossuficiência alimentar do país. A necessidade de responder a esses desafios levou o Escritório Federal de Agricultura, em colaboração com as partes interessadas, principalmente os agricultores, a elaborar um conjunto de medidas que compõem a estratégia de dez pontos apresentada.
O objetivo principal é criar uma plataforma nacional para monitorizar as opções de proteção disponíveis. A estratégia inclui o desenvolvimento de uma rede de competências para coordenar e desenvolver soluções, bem como a criação de uma rede de demonstração para promover novas medidas na prática.
Além disso, o plano prevê a promoção de variedades robustas, o desenvolvimento do controlo biológico clássico, a otimização das técnicas de aplicação para reduzir os riscos associados ao uso de pesticidas e a simplificação dos processos de aprovação de produtos de proteção das plantas.
Medidas em desenvolvimento
Algumas das medidas já estão em desenvolvimento ou foram implementadas, como as relacionadas com a aprovação de pesticidas, enquanto outras precisam ser desenvolvidas do zero. Segundo o governo suíço, todas as ações contribuem para os objetivos da política agrícola atual e futura, e servirão como diretrizes para fortalecer a produção vegetal, garantir alimentos saudáveis e preservar os recursos naturais.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

















































