A Smurfit Kappa, empresa de soluções de embalagem de papel e cartão canelado, aumentou a sua gama de produtos sustentáveis e biodegradáveis para o sector agrícola com o lançamento de BanaBag® , «uma solução inovadora e sustentável criada para garantir a qualidade e um correcto embalamento durante o ciclo completo de cultivo da banana»
Segundo a empresa, trata-se de «um produto único para os produtores orgânicos, pois protege a fruta das doenças e dos insectos, ao mesmo tempo que reduz o sobreaquecimento que outros materiais plásticos não biodegradáveis podem produzir».
BanaBag® é fabricado em celulose, que funciona como um isolante natural para as bananas cultivadas, mantendo a qualidade do produto, mesmo a temperaturas mais elevadas. Além disso, asseguram, sendo totalmente feito à base de papel, é renovável, reciclável e biodegradável e, «mais importante ainda, pode ser usado como composto para o solo».
A Smurfit Kappa destaca que , «além das vantagens que traz ao processo de cultivo, BanaBag® é a melhor solução para os produtores de bananas que abastecem os mercados internacionais, em que os consumidores procuram produtos sustentáveis com processos de produção e cadeias de fornecimento rastreáveis».
Laurent Sellier, director de Operações da Smurfit Kappa Papel e Cartão na Europa, garantiu que na Smurfit Kappa estão «muito empenhados com a inovação e o desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos à base de papel, que ajudem os clientes a melhorar os seus processos e produtos».
«Motivados pelo nosso desejo de gerar um impacto positivo no sector agrícola com soluções inovadoras como o BanaBag®, queremos dar o nosso modesto contributo para que os agricultores que estão a implementar métodos mais sustentáveis consigam melhores resultados».
Por sua vez, Juan Guillermo Castañeda, CEO da Smurfit Kappa Américas, acrescentou que alguns dos principais exportadores de bananas do mundo encontram-se em países da América Central e do Sul em que operam. Equador, Colômbia, Costa Rica e a República Dominicana fazem parte da lista dos 10 países que exportam mais de 80% de bananas do mundo, principalmente para mercados europeus. «Isto obriga os produtores a adaptarem-se permanentemente às novas tendências dos consumidores, para quem é importante que os produtos que compram e consomem sejam sustentáveis», diz.
Estas tendências fizeram com que o sector de produção orgânica de bananas aplique processos ecológicos nas suas plantações, sem sacrificar a qualidade e a eficiência em todas as fases do cultivo da fruta.
Discussão sobre este post