O simpósio internacional “Water-Energy Strategy” dedicado ao nexo Água-Energia, especificamente à transição energética no setor da Água, decorreu em formato online no passado mês de julho.
Organizado no âmbito do projeto europeu Sol2H2O, pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora em colaboração com os parceiros do consórcio, Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT, Espanha), Instituto Tecnológico de Canarias (ITC, Espanha), e a
Universidade de Palermo (UNIPA, Itália), foi o culminar de diversos eventos nacionais realizados em Portugal, Espanha e Itália.
A participação no evento foi expressiva, com mais de 40 participantes provenientes de entidades públicas e privadas, incluindo diversas empresas do setor, que tiveram oportunidade de apresentar projetos de inovação tecnológica no tratamento de águas residuais, produção de água por via de dessalinização e valorização de salmouras de dessalinização.
Durante o evento foram apresentados os resultados das sessões nacionais, durante as quais se utilizou a metodologia de brainstorming 6-3-5 para responder a cinco questões previamente definidas. Estas incidiram sobre os desafios e potenciais soluções para a implementação de processos de tratamento de água para produção de Água para Reutilização (ApR), nomeadamente na irrigação; a implementação com sucesso de soluções de descarga Zero Líquida (ZLD) no mercado; o armazenamento de água enquanto solução para o armazenamento de energia no caso de sistemas de energia renovável em larga escala.
Estas sessões nacionais permitiram a identificação de desafios e soluções comuns entre Portugal, Espanha e Itália, enfatizando a sua transversalidade.
No que respeita à produção de ApR, destacaram-se questões económicas relacionadas com o custo da tecnologia, sociais relacionadas com a percepção do risco de utilização da ApR por parte das populações e agricultores, e barreiras administrativas e regulatórias. Como solução, foi sugerida a melhoria da comunicação e a revisão do enquadramento legal (com envolvimento dos stakeholders).
Sobre as soluções ZLD foram abordadas questões relacionadas com a sua viabilidade económica a larga escala, com foco nas necessidades energéticas e na consciencialização da salmoura enquanto recurso, sendo sugerido o investimento em I&D, o incentivo à economia circular e à realização de estudos de mercado para os produtos recuperados da salmoura.
Adicionalmente, destacou-se a relevância da gestão da água como elemento na gestão da energia elétrica, incluindo, a sua produção, armazenamento geo-estratégico e distribuição.
A discussão, moderada pelo coordenador do projeto Sol2H2O, Doutor Pedro Horta, foi bastante participada, revelando o interesse e conhecimento dos participantes sobre estas temáticas. Foram identificadas barreiras e apresentadas sugestões relacionadas com a optimização dos processos de dessalinização e do design das plantas de dessalinização, incluindo a integração de fontes de energia renovável e processos de valorização das salmouras; a necessidade de estudos económicos detalhados para avaliar a potencial implementação das tecnologias de valorização de salmouras no mercado; e as necessidades de implementação de uma rede de distribuição da ApR, permitindo uma reutilização de águas residuais tratadas mais efetiva, assim como da disseminação mais eficaz de resultados de I&D relacionados com a qualidade da ApR para irrigação.
O evento reafirmou a importância da colaboração contínua entre entidades públicas, privadas e académicas, garantindo que a gestão do nexo Água-Energia na Europa seja marcada por inovação, resiliência e sustentabilidade.