Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 – Fernando Guedes – 13 de dezembro – Vila Real

Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 – Fernando Guedes – 13 de dezembro – Vila Real

[Fonte: ADVID] Temos o prazer de anunciar que o Júri do Prémio ADVID 2017, elegeu como vencedor o trabalho:

Understanding and manipulating small signalling molecules to affect the yield/flavour (‘quality’) nexus”,  desenvolvido por uma equipa de investigadores australianos da CSIRO Agriculture & Food -Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Christopher Davies).

Este estudo mostra que que é possível retardar a maturação e, portanto, a data de vindima, através da realização de tratamentos à vinha com uma fito-hormona (regulador de crescimento), sem perdas de rendimento e com pouco ou nenhum impacto no vinho. Em locais onde se verifica uma maior pressão na vindima, com problemas associados à reduzida janela de oportunidade para a colheita no momento ideal, um atraso na maturação pode permitir a colheita da uva no estado desejado de maturação, o seu processamento e vinificação sem grandes aumentos na capacidade de armazenamento.

Em cada ano o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro, e esta 9ª edição do Prémio ADVID homenageia Fernando Guedes (1930-2018), figura incontornável do panorama vitivinícola em Portugal, homem de grandes valores e impulsionador do crescimento internacional da SOGRAPE.

Fernando Guedes partiu em 2018 aos 87 anos, deixando um legado de incomensurável valor. Estudou enologia em França e foi um dos primeiros enólogos portugueses diplomados. No seu caminho esteve sempre o objectivo de consolidar, modernizar e fazer crescer a empresa que viu nascer, levando os vinhos Portugueses aos quatro cantos do mundo.

“Educação, Respeito e Ética”, eram estes os valores que muito prezava e que são representativos da sua forma de estar na vida. Condecorado em 2017 por Marcelo Rebelo com a Grã-Cruz da Ordem o Infante D. Henrique, o ”gentleman” dos vinhos esteve até ao ano 2000 à frente da empresa responsável por marcas icónicas como Mateus Rosé, Sandeman e Barca Velha.

Se “O vinho é a vida” como dizia, a sua vida não seria a mesma sem o vinho e o vinho jamais seria tão rico sem Fernando Guedes.

Convidamos V. Exa a participar na cerimónia de entrega do Prémio ADVID 2017, a decorrer no próximo dia 13 de Dezembro pelas 12h00, no Régia-Douro Park, Vila Real. O evento contará ainda, com a apresentação (via Skype) do trabalho distinguido, a realizar pelo Dr. Christopher Davies.

Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui

Comente este artigo
Anterior Produção de azeite poderá bloquear
Próximo Projeto CV3: I&DE - A Comunidade científica e o ecossistema da VeV - 16 de dezembro - Montijo

Artigos relacionados

Eventos

Olival do futuro em debate nas VI Jornadas da Olivum – 26 de novembro – Beja

Evento conta com a apresentação do estudo «Alentejo: a liderar a olivicultura moderna internacional» […]

Eventos

Porto acolhe encontro internacional sobre leguminosas – 9 de julho – Porto

Vai ter lugar a 9 de Julho, no campus Foz da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, […]

Últimas

A sustentabilidade é rentável. Sim, é uma afirmação

Já se sabe que a indústria corticeira faz parte da estratégia de sustentabilidade do setor vitivinícola. Uma rolha de cortiça anula e ainda dá […]