Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 – Fernando Guedes – 13 de dezembro – Vila Real

Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 – Fernando Guedes – 13 de dezembro – Vila Real

[Fonte: ADVID] Temos o prazer de anunciar que o Júri do Prémio ADVID 2017, elegeu como vencedor o trabalho:

Understanding and manipulating small signalling molecules to affect the yield/flavour (‘quality’) nexus”,  desenvolvido por uma equipa de investigadores australianos da CSIRO Agriculture & Food -Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (Christopher Davies).

Este estudo mostra que que é possível retardar a maturação e, portanto, a data de vindima, através da realização de tratamentos à vinha com uma fito-hormona (regulador de crescimento), sem perdas de rendimento e com pouco ou nenhum impacto no vinho. Em locais onde se verifica uma maior pressão na vindima, com problemas associados à reduzida janela de oportunidade para a colheita no momento ideal, um atraso na maturação pode permitir a colheita da uva no estado desejado de maturação, o seu processamento e vinificação sem grandes aumentos na capacidade de armazenamento.

Em cada ano o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro, e esta 9ª edição do Prémio ADVID homenageia Fernando Guedes (1930-2018), figura incontornável do panorama vitivinícola em Portugal, homem de grandes valores e impulsionador do crescimento internacional da SOGRAPE.

Fernando Guedes partiu em 2018 aos 87 anos, deixando um legado de incomensurável valor. Estudou enologia em França e foi um dos primeiros enólogos portugueses diplomados. No seu caminho esteve sempre o objectivo de consolidar, modernizar e fazer crescer a empresa que viu nascer, levando os vinhos Portugueses aos quatro cantos do mundo.

“Educação, Respeito e Ética”, eram estes os valores que muito prezava e que são representativos da sua forma de estar na vida. Condecorado em 2017 por Marcelo Rebelo com a Grã-Cruz da Ordem o Infante D. Henrique, o ”gentleman” dos vinhos esteve até ao ano 2000 à frente da empresa responsável por marcas icónicas como Mateus Rosé, Sandeman e Barca Velha.

Se “O vinho é a vida” como dizia, a sua vida não seria a mesma sem o vinho e o vinho jamais seria tão rico sem Fernando Guedes.

Convidamos V. Exa a participar na cerimónia de entrega do Prémio ADVID 2017, a decorrer no próximo dia 13 de Dezembro pelas 12h00, no Régia-Douro Park, Vila Real. O evento contará ainda, com a apresentação (via Skype) do trabalho distinguido, a realizar pelo Dr. Christopher Davies.

Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui

Comente este artigo
Anterior Produção de azeite poderá bloquear
Próximo Projeto CV3: I&DE - A Comunidade científica e o ecossistema da VeV - 16 de dezembro - Montijo

Artigos relacionados

Comunicados

Falecimento do Professor Doutor Fernando Manuel Girão Monteiro

As cerimónias fúnebres realizam-se a 21 de janeiro de 2020 no Centro Funerário de Cascais […]

Últimas

Disponível Folha Informativa da RRN “EmRede” – Especial de abril

A Rede Rural Nacional divulgou a mais recente Folha Informativa “emRede”, do mês de abril, uma edição especial que pretende homenagear todo o setor onde, em pleno cenário pandémico provocado pelo novo coronavírus, […]

Dossiers

Agricultores de Pombal exigem apoios ao Governo para combater prejuízos de javalis

Os agricultores do concelho de Pombal, no distrito de Leiria, exigem ao Governo apoios especiais para fazer face aos prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens, […]