Produção de azeite poderá bloquear

Produção de azeite poderá bloquear

A campanha de produção de azeite que está a decorrer será a maior de sempre, desde que existem registos. Prevê-se uma produção superior a 140.000 toneladas de azeite.

As três grandes unidades de receção de bagaço de azeitona proveniente dos lagares que processam toda a azeitona produzida no Alentejo têm a sua capacidade estática de armazenamento praticamente esgotada.

Falta muito pouco para que todo o setor paralise, desde a apanha de azeitona aos lagares que a transformam, facto que a verificar-se poderá provocar prejuízos incalculáveis aos agricultores e empresas ligadas ao setor.

Por outro lado, um verdadeiro caos ambiental poderá ocorrer ao não haver onde colocar aquele bagaço de azeitona, cuja produção este ano se estima poder vir a atingir os 600 000 000 Kgs.

O setor Cooperativo, através da FENAZEITES e sua associada UCASUL – União de Cooperativa Agrícolas, tem vindo há já bastante tempo a sensibilizar as entidades responsáveis para a possibilidade desta grave situação poder ocorrer.

A ausência da aceitação de uma estratégia global equilibrada para o setor, pelos organismos competentes, tem provocado estes desequilíbrios estruturais, que estão já a penalizar todo o setor nacional, nomeadamente em Trás-os-Montes e no Alentejo, onde o estrangulamento na receção dos bagaços de azeitona levará ao colapso das atividades relacionadas.

A CONFAGRI e a sua associada FENAZEITES, em reunião a realizar em breve e já acordada com a Senhora Ministra da Agricultura, irão analisar a situação e a procura de uma solução.

Comente este artigo
Anterior Sistema Tessior®, produto que permite proteger a vinha contra as doenças do lenho da videira (DLV)
Próximo Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 - Fernando Guedes - 13 de dezembro - Vila Real

Artigos relacionados

Comunicados

APREN celebra o dia internacional das florestas no ISA – 23 de Abril 2018 – Lisboa

A APREN assinala o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Biomassa no Mix Energético Nacional”. […]

Dossiers

Preço da alfarroba quase triplicou desde 2017

O valor médio da alfarroba quase triplicou desde 2017 até hoje, de acordo com dados recolhidos esta semana pelo JA, que faz uma viagem ao mundo da alfarroba, trazida pelos árabes para a Península […]

Últimas

Fundo Ambiental financia 228 municípios para estudar recolha de biorresíduos

O Fundo Ambiental vai financiar 228 municípios, correspondentes a 91 candidaturas, no âmbito do «Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de […]