Produção de azeite poderá bloquear

Produção de azeite poderá bloquear

A campanha de produção de azeite que está a decorrer será a maior de sempre, desde que existem registos. Prevê-se uma produção superior a 140.000 toneladas de azeite.

As três grandes unidades de receção de bagaço de azeitona proveniente dos lagares que processam toda a azeitona produzida no Alentejo têm a sua capacidade estática de armazenamento praticamente esgotada.

Falta muito pouco para que todo o setor paralise, desde a apanha de azeitona aos lagares que a transformam, facto que a verificar-se poderá provocar prejuízos incalculáveis aos agricultores e empresas ligadas ao setor.

Por outro lado, um verdadeiro caos ambiental poderá ocorrer ao não haver onde colocar aquele bagaço de azeitona, cuja produção este ano se estima poder vir a atingir os 600 000 000 Kgs.

O setor Cooperativo, através da FENAZEITES e sua associada UCASUL – União de Cooperativa Agrícolas, tem vindo há já bastante tempo a sensibilizar as entidades responsáveis para a possibilidade desta grave situação poder ocorrer.

A ausência da aceitação de uma estratégia global equilibrada para o setor, pelos organismos competentes, tem provocado estes desequilíbrios estruturais, que estão já a penalizar todo o setor nacional, nomeadamente em Trás-os-Montes e no Alentejo, onde o estrangulamento na receção dos bagaços de azeitona levará ao colapso das atividades relacionadas.

A CONFAGRI e a sua associada FENAZEITES, em reunião a realizar em breve e já acordada com a Senhora Ministra da Agricultura, irão analisar a situação e a procura de uma solução.

Comente este artigo
Anterior Sistema Tessior®, produto que permite proteger a vinha contra as doenças do lenho da videira (DLV)
Próximo Sessão de entrega do Prémio ADVID 2017 - Fernando Guedes - 13 de dezembro - Vila Real

Artigos relacionados

Comunicados

Textos legislativos de la Comisión sobre la política agraria post 2020 : una Política no común y sin rumbo

La Comisión Europea se niega a orientar la agricultura hacia modelos agrícolas sostenibles, para el medio ambiente, la economía, que pague un salario decente a todos los agricultores y responda las expectativas de la sociedad. […]

Nacional

Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo em Évora de 15 a 17 de Maio

O Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora, acolhe, de 15 a 17 de Maio, a 11.ª […]

Blogs

Negotiations on CAP reform: none of the dossiers could be considered “closed”

Posted on 18/11/201918/11/2019

 October was marked as follows:

On the EU Council side, […]