Nova imagem mais moderna e atrativa vem reforçar a posição Sabor do Ano como referência internacional, continuando a marcar a diferença no ponto de venda.
Primeira fase de inscrições para o SABOR DO ANO 2026 está oficialmente aberta sendo exclusiva para marcas de fabricantes.
O SABOR DO ANO surge com novidades: abre oficialmente a primeira fase de inscrições para a edição 2026 e apresenta uma nova identidade visual mais moderna e atrativa, refletindo evolução – sem perder de vista os pilares que definem a marca desde sempre: qualidade, confiança e paixão pelo sabor.
“Esta renovação visual, já adotada com sucesso em França, chega agora a Portugal e Espanha e foi validada por consumidores portugueses, através de um estudo realizado sobre a perceção da nova imagem.”, afirma Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Iberia Portugal. “Durante mais de uma década, o Sabor do Ano tem vindo a atuar como um elemento diferenciador no linear dos supermercados, aumentando a visibilidade e a confiança dos consumidores nos produtos premiados. Esta evolução na nossa imagem vem reforçar a nossa posição como referência internacional, continuando a marcar a diferença no ponto de venda.”, acrescenta.
- Uma imagem renovada, aprovada pelos consumidores
Veja aqui o vídeo com a nova imagem.
De acordo com os dados do estudo levado a cabo pela ALS Fullsense, laboratório de análise sensorial, junto de 100 consumidores, com idades entre os 18 e os 65 anos, para avaliar o impacto da nova identidade visual, os resultados demonstram uma receção muito positiva:
- 84% considera que o novo logótipo vai ser reconhecido facilmente. Os comentários espontâneos reforçam esta perceção:
“Está mais clean, simples e apelativo.”
“Mais leve visualmente, mas mantém as cores que o tornam reconhecível.”
“É uma continuidade do anterior, o que facilita a transição.”
“Transmite confiança e modernidade.”
- 66% afirma que o novo logótipo é claro e fácil de entender
- 65% considera esta alteração uma melhoria.
Muito mais que um prémio
O SABOR DO ANO com 86% de awareness é uma referência para os consumidores, e é mais do que uma distinção: é uma poderosa ferramenta de marketing, uma garantia de confiança para o consumidor e uma alavanca de vendas eficaz para as marcas.
Mais objetiva, clara e verdadeira, a metodologia do SABOR DO ANO é a única que se baseia nas propriedades funcionais do produto sem influência da marca ou de outros fatores emocionais do consumidor. Os produtos inscritos no prémio são testados, mediante um exame gustativo sem marca, por um painel de 80 consumidores selecionados, de acordo com os seus hábitos de consumo, num laboratório de análise sensorial acreditado – o grupo ALS – que segue um restrito protocolo e garante a imparcialidade da prova.
A primeira fase de inscrições para o SABOR DO ANO 2026 está oficialmente aberta e decorre até 30 de agosto, sendo exclusivamente para marcas de fabricantes.
Cada produto é avaliado numa escala de 0 a 10, tendo em conta cinco critérios: Sabor, Aspeto, Odor, Textura e Satisfação Global. Para ser premiado o produto tem de obter uma classificação superior a 6 e a nota mais alta entre os produtos concorrentes.
As marcas próprias da grande distribuição, podem submeter a sua inscrição (apenas nas categorias disponíveis) numa segunda fase, a partir do dia, 02 de setembro até 30 de novembro de 2025.
Para mais informações: Sabor do Ano | Prémio de Qualidade Líder no Setor da Alimentação
Fonte: Sabor do Ano