Já arrancou a elaboração do roteiro que promete ajudar a diminuir a pegada carbónica dos alimentos que chegam à nossa mesa.
No âmbito da componente “Descarbonização da Indústria”, integrada na “Dimensão Transição Climática”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o consórcio constituído pela PortugalFoods, pelo InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada terá o desafio de elaborar um Roteiro para a Descarbonização do Setor Agroalimentar, num projeto com duração de 24 meses.
Não existe, em Portugal, um roteiro para a descarbonização do setor agroalimentar, sendo urgente o mapeamento, levantamento e caraterização detalhada do setor no que respeita aos consumos energéticos, de água e de materiais, emissões de GEE, produção de resíduos e estratégias já adotadas pelas empresas das diferentes fileiras para redução das emissões GEE.
É também muito relevante que este instrumento inclua um conjunto de boas práticas, tecnologias e medidas inovadoras, eficazes, promotoras da sustentabilidade […]