A terceira temporada de “E depois de amanhã?”, volta a sentar à mesa convidados de diferentes regiões do país para falar sobre agricultura, provar alguma da rica gastronomia nacional e visitar projectos inspiradores. O primeiro episódio vai para o ar já́ no próximo dia 27 de julho, no Canal180, numa parceria com a S.P.O.T. e a iniciativa GreenlightPlus, promovida pela INOVA+
Na nova temporada as interrogações e as conversas acontecem à mesa e fora dela. Da agricultura à gastronomia, das alterações climáticas à preservação da cultura e da identidade, “E depois de amanhã?” aborda também os assuntos mais quentes relativos à sustentabilidade do planeta, à forma como produzimos os nossos alimentos e o futuro das próximas gerações.
Moderados por Catarina Santos, do atelier Treebud, os novos episódios sentam à mesa agricultores, jornalistas, produtores, videógrafos, biólogos, floristas, políticos, ceramistas e chefs – que trazem as suas perspetivas frescas, nem sempre concordantes mas invariavelmente complementares.
Segundo Catarina Santos, “É fundamental escutar quem se dedica à produção agrícola ou à sua valorização. Que estas viagens sejam mais um contributo para entender a extraordinária beleza, riqueza e diversidade do nosso território, agricultura e património (natural e imaterial) assim como o seu enorme potencial. “
Dividida em três episódios (Norte, Centro e Sul) a nova temporada vai para o ar nos próximos dias 27, 28 e 29 de julho, pelas 22:30h no Canal 180. Posteriormente, os episódios ficarão disponíveis em www.canal180.pt, para ver sem pressa.
Se no Centro são abordadas as temáticas da inovação e da tradição, associadas à agricultura e sustentabilidade, no Norte discute-se a luta contra as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade e a criação de zonas rurais dinâmicas. Já no Sul o foco é a produção agrícola de cariz familiar, as preocupações e ambições das novas gerações de agricultores.
Para João Vasconcelos, fundador do Canal180 “Voltámos a unir esforços com a S.P.O.T. para criarmos não apenas um programa de televisão mas, de alguma forma, uma nova experiência e consciência sobre a realidade da agricultura em Portugal.”
“Nestes novos episódios a ambição cresceu. Os temas são de enorme relevância e, também por isso, quisemos fazer do programa um espaço de comunicação distinto e especial, com mais dinâmica e riqueza de conteúdos, que promova a diversidade de projectos e pessoas que fazem a diferença.” – Afirma Joana Lima, cofundadora da S.P.O.T.
Já Sara Brandão, Chefe da Unidade de Políticas Internacionais na INOVA+, destaca o resultado alcançado com esta parceria: “Um conjunto rico de narrativas e histórias encadeadas que permitem informar num formato dinâmico e apelativo, contribuindo para o objetivo basilar do projeto GreenlightPlus: promover o diálogo e a partilha em torno de temas centrais da política mais antiga da União Europeia”.
A Política Agrícola Comum é a base da conversa e o país é percorrido para debater esta temática, através de projetos transformadores e paradigmáticos e pessoas verdadeiramente inspiradoras.
MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A 3ª TEMPORADA “E depois de amanhã?”:
O programa foi produzido no âmbito do projeto GreenlightPlus, financiado pela União Europeia.
- O episódio do Sul decorreu na Salmarim, em Castro Marim, e contou com a presença de Diana Tereso (Frutas Tereso), Artur Gregório (Federação Minha Terra) e António Rosa (Alcagoita Bio). O almoço ficou nas mãos do Chef João Marreiros (restaurante Loki, Portimão), as cerâmicas são da Madalena Telo (Monchique) e as flores da Liliana Mendes, a fotografia é da Raio Verde.
- O episódio do Centro passou-se na região beirã, em Alcongosta, na Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias. À mesa sentaram-se Nuno Canada (INIAV), João Reis Mendes (APARROZ) e Ricardo Estrela (Ovibeira). O almoço ficou a cargo do Chef Rui Cerveira (Casa da Esquila), as cerâmicas vieram da Casa do Barro, no Telhado, as flores são da Rima By hand e a fotografia ficou a cargo do Canal 180.
- O episódio do Norte ocorreu em Trás-os Montes, no Museu do Côa, onde o almoço foi do Chef César Correia (Chef do Restaurante do Museu), a visita ao Museu do Côa ficou a cargo de Aida Carvalho os arranjos florais da Flórida Studio, as peças cerâmicas vieram de dois ateliers distintos, o Barro Alto (Chaves) e Bacelar Pereira (Vila Real), e a fotografia é da Raio Verde. Neste dia os convidados foram Marta Mendes (Symington), Bruno Cordeiro (GAL – Douro Superior) e Pedro Prata (Rewilding Portugal).
Fonte: GreenlightPlus