Já está disponível, em acesso aberto, o primeiro número do Volume nº 40 da revista científica internacional Ciência e Técnica Vitivinícola / Journal of Viticulture and Enology, editada pelo INIAV – Polo de Inovação de Dois Portos / Estação Vitivinícola Nacional.
A publicação reúne seis artigos de investigação que abordam diferentes dimensões da viticultura e enologia, desde a aplicação de inteligência artificial na identificação de pragas em vinhas até ao estudo do desempenho agronómico de variedades de videira.
Entre os temas em destaque encontram-se:
- Identificação automática de cigarrinhas-verdes (Cicadellidae) em vinhas através de sistemas de aquisição de imagem associados a técnicas de deep learning (Maria da Conceição Proença et al.).
- Testes triangulares em análises sensoriais, com enfoque nos desafios no contexto de ensaios de proficiência (Manuel Pinto et al.).
- Perceção do consumidor sobre o espaço sensorial de vinhos brancos secos envelhecidos (Mariana Sequeira e Manuel Malfeito Ferreira).
- Modelação de culturas aplicada à viticultura portuguesa, apresentando uma visão de conjunto (Rui Santos et al.).
- Valores nutricionais de uvas em variedades de Vitis vinifera L. cultivadas na província de Ninh Thuan, Vietname (Son Le Hoang et al.).
- Desempenho agronómico e enológico da casta ‘Loureiro’, num estudo de quatro anos (Simão P. Silva et al.).
Segundo os editores, a disponibilização em acesso aberto visa “reforçar a divulgação científica junto da comunidade académica, técnica e empresarial do setor vitivinícola, facilitando a transferência de conhecimento e a inovação”.
Os artigos podem ser consultados no portal oficial da revista aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.