Hoje no REGIONAL RURAL …. ” Pyricularia do Arroz” é uma doença mais complicada nas culturas do arroz. Jorge Torrado, Técnico da Syngenta fala-nos da doença que tem vindo a afetar as culturas do arroz quem em finais de julho e agora em setembro. Esta doença é conhecida como a “pyricularia do arroz” ou brusone e fala-nos das soluções que a Syngenta tem à disposição dos agricultores.
Syngenta apresenta soluções sustentáveis para proteção da cultura do arroz. A Syngenta como é o caso do Amistar Top, fungicida indicado para controlo das duas principais doenças que afetam os arrozais nacionais: a Pyriculariose e a Helmintosporiose.
A “pyricularia do arroz”, também conhecida como brusone, é a doença mais importante do arroz, causada pelo fungo Pyricularia oryzae. A doença manifesta-se em várias partes da planta, como folhas, colmos, nós e panículas, com lesões que variam de forma e cor, mas geralmente são elípticas, com bordas marrons e centro acinzentado ou esbranquiçado. Os danos podem incluir redução da área fotossintética, quebra da panícula e perda de grãos, com potenciais perdas de produção totais em casos severos. O controle envolve o uso de cultivares resistentes, boas práticas culturais, uso de sementes sadias e aplicação de fungicidas.