Hoje no REGIONAL RURAL …. Convidamos o Engº Nuno Serra, Secretário Geral da Confagri que noa fala do papel da CONFAGRI, da necessidade de haver investimento forte no setor agricola, dos baixos rendimentos dos agricultores, das medidas para atrair os jovens para a agricultura, da importância da formação profissional e muito mais.
A CONFAGRI foi constituída em outubro de 1985, com a finalidade essencial de contribuir para o crescimento e desenvolvimento equilibrado e eficaz do Sector Cooperativo e, em especial, da Agricultura Portuguesa, a “CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL”, é a estrutura de cúpula de praticamente todo o Universo Cooperativo Agrícola do nosso país.
A CONFAGRI teve como membros fundadores as Federações então existentes – FENALAC (Leite), FENACAM (Crédito Agrícola) e FENADEGAS (Vinho).
Aderiram, posteriormente, em Abril de 1986 a FENAGRO (Compra e venda) e em Março de 1988 a FENAFRUTAS (Horto-frutícolas),
Em Dezembro de 1999, verificou-se a adesão, , da UCADESA (Sanidade animal), em Outubro de 2000 da FENAZEITES (Azeite) e FENAFLORESTA (Produção florestal), aumentando assim a representatividade desta Confederação.