Recuperação económica passa pelo robustecimento da agricultura – António Costa

Recuperação económica passa pelo robustecimento da agricultura – António Costa

O primeiro-ministro defendeu hoje que é inquestionável que a recuperação económica passa pelo robustecimento da agricultura, agradecendo ainda ao setor pela resposta dada perante a pandemia de covid-19.

“Hoje, ninguém questiona que recuperar a economia passa por robustecer o setor agrícola, e este é o nosso desígnio. Com o contributo da CAP [Confederação dos Agricultores de Portugal], vamos alcançar as nossas metas”, afirmou António Costa, numa mensagem gravada que foi transmitida na cerimónia de apresentação da “Ambição Agro 2020-30”.

Em causa, está um conjunto de propostas da CAP, hoje apresentadas em Lisboa, que pretendem enquadrar a visão do setor agrícola na recuperação económica do país.

Durante a sua intervenção, o primeiro-ministro agradeceu ainda ao setor pela resposta que tem dado durante a pandemia de covid-19, permitindo que nada falte na mesa dos portugueses.

“Pedimos às pessoas que ficassem em casa […], mas houve outros, contudo, que não o puderam fazer. Se não faltou nada à nossa alimentação […], é porque houve alguém que arregaçou as mangas. Temos de agradecer aos agricultores portugueses, que permitiram que nada faltasse na mesa dos portugueses”, notou.

Costa lembrou ainda que as alterações climáticas são uma realidade e que a subsistência da agricultura depende do combate às mesmas.

No que se refere à temática da inovação e das exportações, também abordada no documento da CAP, o governante lembrou que Portugal reduziu em 400 milhões de euros o seu défice alimentar e as exportações cresceram 5% ao ano na última década, graças ao contributo da agricultura.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comente este artigo
Anterior Costa agradece aos agricultores esforço para que nada faltasse durante emergência
Próximo Agricultores querem produzir energias renováveis com recurso a fundos europeus

Artigos relacionados

Nacional

Ermelinda Produtor Europeu do ano 2019

A Casa Ermelinda Freitas acaba de ser distinguida com o prémio Produtor Europeu do ano 2019. Esta distinção é atribuída anualmente, […]

Sugeridas

Food price hike warning if pesticides are banned

[Fonte: FarmingUK] The average UK family grocery bill could increase by more than £786 over the course of a year without the use of plant protection products. […]

Últimas

Produzidas 725 mil toneladas de azeitona em Portugal em 2018

Em 2018, foram produzidas em Portugal cerca de 725 mil toneladas de azeitona e 1,1 milhões de hectolitros de azeite, revela o Millennium Agro News, […]