​Agravamento do risco de incêndio. Queimadas proibidas até 30 de maio

​Agravamento do risco de incêndio. Queimadas proibidas até 30 de maio

[Fonte: Rádio Renascença]

O governo decidiu aumentar o grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, entre outras medidas.

O Governo declarou a situação de alerta até quinta-feira, 30 de maio, devido ao “significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente”.

A informação foi avançada esta sexta-feira através de um comunicado dos Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal passam para estado de alerta especial amarelo do dispositivo especial de combate a incêndios rurais, refere a nota.

A proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração é uma das medidas de caráter excecional no âmbito da situação de alerta.

O governo decidiu aumentar o grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.

Os trabalhadores dos setores público e privado que também desempenhem as funções de bombeiro voluntário vão ser dispensados do trabalho.

Comente este artigo

O artigo ​Agravamento do risco de incêndio. Queimadas proibidas até 30 de maio foi publicado originalmente em Rádio Renascença

Anterior Agrobio avança com 2.ª edição do Curso de Introdução à Apicultura em modo biológico
Próximo Armadilha para a vespa-asiática funciona como um cavalo de Tróia

Artigos relacionados

Eventos

UTAD vai debater o hidrogénio como fonte de energia para o futuro – 15 de Novembro 2017 – Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a abrir um ciclo de workshops sobre áreas de investigação e inovação voltadas para o desenvolvimento, vai realizar, no próximo dia 15 de novembro, com início às 14h15, no auditório do complexo laboratorial, um workshop sobre “Hidrogénio: Tecnologias atuais e perspetivas para o futuro”. […]

Últimas

Portugal na rota das boas práticas, com resultados a crescer em 2016

O VALORFITO, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, reuniu o sector agrícola e parceiros no passado dia 5 de Maio, em Évora, para a apresentação dos resultados de 2016 e para a entrega dos “Prémios Valorfito 2016” a quem mais contribuiu para o sucesso alcançado. […]

Últimas

Syngenta apresenta soluções para proteção da cultura da batata

A Syngenta realizou uma sessão formativa sobre estratégias de proteção da cultura da batata, a 21 de Fevereiro, na Louricoop, cooperativa agrícola do concelho da Lourinhã, a que assistiram 115 agricultores e técnicos.
O novo anti-míldio Carial Flex, o Score 250 EC para controlo da alternariose e o herbicida Arcade para aplicação em pré-emergência das infestantes na cultura da batata estiveram em destaque. […]