Chegou ao fim a 2ª Oficina do Empreendedor da Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães), com a entrega dos certificados a nove promotores que concluíram com sucesso a respetiva participação, numa sessão que decorreu no sábado, 14 de abril, no Laboratório da Paisagem.
No âmbito da formação prática, ao longo de cinco dias, decorreram visitas de estudo a 19 empresas de base rural nos concelhos de Guimarães, Amares, Braga e Póvoa de Lanhoso. A realização destas visitas teve como objetivo dotar os participantes de conhecimentos práticos, com base em experiências reais, para a formulação da respetiva ideia de negócio. Por isso, foi incentivada a participação proativa dos promotores, interpelando os empresários visitados com questões de valor acrescentado. A vertente da formação prática foi complementada, ainda, com sessões de formação teóricas.
No périplo pelas empresas nota de destaque para as visitas à Sociedade Agrícola Constantino Araújo e Costa, Lda; Frutas Douro ao Minho; Estufas Hortícolas (Creixomil); Quinta do Souto – Exploração Agropecuária (raças autóctones); Quinta Riba d’Ave (exploração vitivinícola); Produção de Cogumelos Shiitake; Exploração de Pitaias; Kerotropical Lda; Bfruit; BeePrado; Quinta das Pedras de Baixo; Exploração de Produtos Hortícolas em modo de produção Bio; Biobrassica de Guimarães; Pomoar Kiwi Amarelo; Cerveja Artesanal Âmphora; Quelha Branca; AMU.Bio; Biotake e Deifil Technology.
O projeto da Incubadora de Base Rural, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, tem como estratégia proporcionar as melhores condições para que empreendedores dinâmicos e proativos possam colocar todo o seu esforço e dedicação na criação do seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, fomentarem o bom uso do solo e o desenvolvimento económico no concelho.