Promoção internacional das frutas e legumes portugueses vai retomar já em outubro em Madrid

Promoção internacional das frutas e legumes portugueses vai retomar já em outubro em Madrid

Portugal Fresh organiza participação conjunta das empresas nacionais na Fruit Attraction, uma das principais feiras empresariais do setor. Combate às alterações climáticas e sustentabilidade serão temas em destaque na presença portuguesa.

A presença física em eventos internacionais das empresas produtoras de frutas e legumes vai regressar em outubro, com a participação conjunta na Fruit Attraction, em Madrid. Depois de um interregno causado pela pandemia da COVID-19, a Portugal Fresh está já a preparar a deslocação à capital espanhola, que acolhe aquela que é uma das principais feiras empresariais do setor entre 5 e 7 de outubro.

O combate às alterações climáticas e o papel das empresas produtoras de frutas, legumes e flores na promoção da sustentabilidade será um dos temas em destaque no stand da Portugal Fresh, instalado no pavilhão 8 da IFEMA Madrid. A participação nacional ocupará mais de 400 metros quadrados.

“Depois de um ano complexo e desafiante, o regresso às atividades de internacionalização nos mercados-alvo é uma notícia muito positiva. Apesar de todo o contexto, as sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a fomentar contactos com os seus clientes externos. Em 2020, o sector não parou e as exportações cresceram 4,4% em valor face ao ano anterior”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Gonçalo Santos Andrade sublinha ainda que “o sector vê como muito positiva a liderança mundial da União Europeia no combate às alterações climáticas e reforçará o seu empenho e a sua ambição para atingir o equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica.”

A Fruit Attraction promete voltar a reunir empresas, produtores e retalhistas de todo o mundo. Na última década, o valor das exportações das Frutas Legumes e Flores nacionais duplicou, de 780 milhões de euros em 2010 para 1,683 milhões de euros em 2020. O sector exporta agora mais de metade do valor da produção.

Este ano, a Portugal Fresh também irá marcar presença na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo que acontece em formato físico reduzido e também numa versão online, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.

Já nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, a associação que representa o setor das frutas, legumes e flores, participa na sétima edição da Agroglobal, em Valada do Ribatejo.

Comente este artigo
Anterior Thunder Foods prepara-se para lançar produtos no mercado já este ano
Próximo Portugal Fresh investe 200.000 euros e leva empresas a feira agroalimentar em Madrid

Artigos relacionados

Sugeridas

AgroVida março 2021

Edição de Março/2021 do suplemento “AgroVida”, que sai para as bancas esta sexta-feira, dia 5, com o jornal “Vida Económica”. […]

Nacional

Oleiros recupera Estradas Municipais danificadas pelos incêndios

O Município de Oleiros está a levar a cabo intervenções nas Estradas Municipais afetadas pelos incêndios de 2017 que devido à […]

Dossiers

Previsões Agrícolas: Perspetivas de boa campanha na cereja e no pêssego – Maio de 2019

As previsões agrícolas, em 31 de maio, apontam para uma campanha das prunóideas muito produtiva, com rendimentos unitários (3,2 toneladas por hectare para a cereja e 12,5 toneladas por hectare para o pêssego) ao nível dos melhores das últimas décadas. […]