O Projeto Gigantes Verdes chega em 2026 a novas regiões, com novas formações para Embaixadores de Gigantes Verdes que irãomapear as árvores de grande porte e contribuir para a preservação do património natural de cada região.
Ao longo do próximo ano, estão previstas 11 sessões de formação, que irão capacitar pelo menos 325 novos Embaixadores. Estas sessões estão programadas para decorrer em Amarante, Anadia, Loures, Maia, Ponte de Lima e Porto, mas com abertura para qualquer cidadão nacional. Estes Embaixadores terão um papel fundamental no mapeamento, caracterização e monitorização das árvores de grande porte, classificadas como Gigantes Verdes pela Associação VERDE.
A expansão do projeto é possível graças a um conjunto de Financiadores que permitem assim expandir o projeto. O programa NO PLANET B, coordenado em Portugal pela AMI e cofinanciado pela União Europeia, permitirá formar embaixadoresem Amarante, Anadia, Maia, Ponte de Lima e Porto, contando com o apoio local do PEFC Portugal. Em Loures, o projeto conta com o apoio da iniciativa Ecoality: Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género. O projeto é dinamizado pela AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Loures, e cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Sessões de apresentação e formações presenciais
No início de janeiro, o projeto promove sessões online de apresentação e esclarecimento, dirigidas a pessoas, empresas, organizações e municípios interessados em tornar-se Embaixadores de Gigantes Verdes. São sessões com a duração aproximada de uma hora, têm como objetivo apresentar o projeto, explicar o papel dos Embaixadores e esclarecer dúvidas sobre a formação e as atividades a desenvolver no terreno.
Após estas sessões, os participantes poderão inscrever-se numa das formações presenciais, com a duração de um dia (7 horas) e um limite de 30 participantes por edição.
Calendário das formações presenciais:
Janeiro
• Anadia – dia 9 e 10
• Porto – dia 23 e 24
• Loures – dia 31
Fevereiro
• Ponte de Lima – dia 6 e 7
• Amarante – dia 20 e 21
Março
• Maia – dia 6 e 7
As próximas sessões de apresentação terão lugar no dia 6 de janeiro, com duas opções de horário, das 14h às 15h ou das 19h às 20h. A participação é gratuita, mediante inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/pY3DnAgs31rmi9K69
Impacto demonstrado pelos resultados de 2025
Os resultados alcançados em 2025 confirmam o impacto e a consolidação do projeto. Entre janeiro e outubro, foram formados mais de 250 Embaixadores, realizadas 12 formações presenciais, 30 caminhadas com a participação de 550 pessoas e um bootcamp de empreendedorismo social que reuniu 80 participantes.
Estas atividades abrangeram 12 concelhos de norte a sul do país, reforçando a dimensão nacional da iniciativa. A recolha de dados permitiu mapear mais de 17.000 árvores, ultrapassando largamente a meta inicial de 7.500. Foram ainda registadas informações detalhadas sobre dimensões, estado de conservação, dentificação taxonómica, presença de micro-habitats e riscos associados, tendo sido identificadas 1.190 árvores com características que permitem a sua classificação como Árvores de Interesse Público (AIP).
Toda esta informação está agora acessível através do Mapa das Gigantes Verdes, uma plataforma pública que reúne as árvores identificadas pelos Embaixadores e permite a qualquer cidadão consultar dados como espécie, dimensões, localização e micro- habitats associados. O mapa pode ser explorado em: https://mapas.gigantesverdes.pt/lizmap/www/index.php
Os dados compilados serão a base técnica para criar diversos projetos de valorização do património arbóreo e florestal nacional durante os próximos anos.
Fonte: Verde













































