A Câmara de Proença-a-Nova, aderiu à plataforma digital de produtos agrícolas SmartFarmer, que tem como objetivo ajudar os pequenos produtores, valorizar os produtos endógenos e criação de emprego, foi hoje anunciado.
“O município de Proença-a-Nova, através da marca Proença-a-Nova Origem, da sua loja online e dos respetivos pontos de distribuição tem procurado apoiar os produtores e produtos locais. A adesão a esta plataforma é mais um contributo nesse apoio e na ampliação e diversificação da rede de distribuição e venda dos nossos melhores produtos”, afirma, em comunicado, o vice-presidente da autarquia João Manso.
Através deste canal de escoamento eletrónico, os produtores “beneficiam de uma maior rentabilidade do seu negócio” ao potenciar as vendas e a promoção do consumo de produtos locais, sustenta.
A SmartFarmer conta com uma rede privilegiada de parceiros locais e reúne os produtos de diferentes produtores de Norte a Sul do país, em que estes têm a oportunidade de os comercializar no mercado digital nacional.
“Além disso, esta é uma prática sustentável, reduzindo os consumos de energia e refrigeração ao nível do armazenamento e transporte dos produtos”, lê-se na nota.
“Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável, aproximando produtores e consumidores através de circuitos agroalimentares curtos, venda direta entre produtor e consumidor ou venda indireta através de um intermediário”, acrescenta.
Esta plataforma de comércio digital de produtos agrícolas nacionais foi concebida pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, fundada em Portugal em 1988.
O município de Proença-a-Nova sublinha ainda que todos os produtores que estiverem interessados em aderir a esta plataforma devem contactar a autarquia através de segurancalimentar@cm-proencanova.pt.
Discussão sobre este post