Proença-a-Nova adere a plataforma digital para valorizar produtos endógenos

Proença-a-Nova adere a plataforma digital para valorizar produtos endógenos

A Câmara de Proença-a-Nova, aderiu à plataforma digital de produtos agrícolas SmartFarmer, que tem como objetivo ajudar os pequenos produtores, valorizar os produtos endógenos e criação de emprego, foi hoje anunciado.

“O município de Proença-a-Nova, através da marca Proença-a-Nova Origem, da sua loja online e dos respetivos pontos de distribuição tem procurado apoiar os produtores e produtos locais. A adesão a esta plataforma é mais um contributo nesse apoio e na ampliação e diversificação da rede de distribuição e venda dos nossos melhores produtos”, afirma, em comunicado, o vice-presidente da autarquia João Manso.

Através deste canal de escoamento eletrónico, os produtores “beneficiam de uma maior rentabilidade do seu negócio” ao potenciar as vendas e a promoção do consumo de produtos locais, sustenta.

A SmartFarmer conta com uma rede privilegiada de parceiros locais e reúne os produtos de diferentes produtores de Norte a Sul do país, em que estes têm a oportunidade de os comercializar no mercado digital nacional.

“Além disso, esta é uma prática sustentável, reduzindo os consumos de energia e refrigeração ao nível do armazenamento e transporte dos produtos”, lê-se na nota.

“Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável, aproximando produtores e consumidores através de circuitos agroalimentares curtos, venda direta entre produtor e consumidor ou venda indireta através de um intermediário”, acrescenta.

Esta plataforma de comércio digital de produtos agrícolas nacionais foi concebida pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, fundada em Portugal em 1988.

O município de Proença-a-Nova sublinha ainda que todos os produtores que estiverem interessados em aderir a esta plataforma devem contactar a autarquia através de [email protected]

Comente este artigo
Anterior Acordo da nova Política Agrícola Comum é "muito positivo" para Portugal - ministra
Próximo Projeto “Casca Rija” Vence o 9.º Concurso Universitário da CAP

Artigos relacionados

Blogs

NEW BREEDING TECHNIQUES: THE COUNCIL REQUESTS A STUDY ON THEIR STATUS

In November 2019, the European Council took a formal decision inviting the Commission “to submit, by 30 April 2021 at the latest, […]

Últimas

Previsão sazonal – nov. a jan. 2022

Temperatura média mensal com valores acima do normal para o continente e arquipélagos dos Açores e Madeira e precipitação total mensal com valores abaixo da média para o continente […]

Internacional

Governo moçambicano diz que agricultura tem “pilares sólidos” para puxar pela economia do país

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural moçambicano disse hoje que o setor tem “pilares sólidos” para continuar a impulsionar o crescimento da economia do país, apontando […]