A colheita de pêra Rocha em 2020 deverá registar uma redução de entre 30% a 40% em volume face à campanha anterior, com uma estimativa de cerca de 130.000 toneladas a colher pelos associados da Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP). A fruta regista, em média, melhor Brix, melhores calibres e um pouco mais de carepa.
Estes dados foram divulgados ontem, 17 de Agosto, no Cadaval, por ocasião da abertura oficial da campanha de pêra Rocha, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP) que contou com a presença da ministra da Agricultura. Maria do Céu Antunes acompanhou a colheita em curso no pomar da organização de produtores Granfer, onde se inteirou das medidas aplicadas e das condições existentes no contexto da pandemia da covid-19, visando minimizar o risco de contágio. Na ocasião, os representantes do sector falaram das condições da fruta na actual campanha, dos custos acrescidos devido à pandemia e de outras situações e constrangimentos, como a abordagem aos mercados externos, a electricidade verde e a disponibilidade de água, entre outros assuntos.
Em seguida, a ministra visitou a central da organização de produtores Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, onde verificou o percurso efectuado pela fruta. Depois, teve lugar uma reunião com representantes do sector da pêra Rocha, autarcas, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal e o director geral da Direcção Geral de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, para debater as preocupações, os objectivos, as necessidades e as ideias do sector.
No fim da reunião, Maria do Céu Antunes salientou a importância da organização dos produtores, que cerca de 70% da produção nacional de pêra Rocha é exportada, o facto de o sector agroalimentar ter aumentado as exportações no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019 – «no caso da pêra Rocha, as exportações aumentaram em valor e volume» – e de se continuar a trabalhar para abrir novos mercados à exportação – como o da China para a pêra Rocha. A ministra realçou ainda a antecipação do pagamento, aos agricultores, de ajudas de três das medidas incluídas no Pagamento Único (PU 2020), no valor de 112 milhões de euros.
Domingos Santos, presidente da ANP, explicou que se procurou proporcionar à ministra «uma visão do que é a nossa realidade» e que a detentora da pasta da agricultura terá ficado «imbuída de um espírito de colaboração com o sector». Sobre a campanha, afirmou que esta está a ser encarada pelo sector com «preocupação» – devido ao ambiente de incerteza causado pela pandemia – e com «alguma confiança» – porque «as peras têm qualidade» e a redução de volume representa «um desafogo em termos da necessidade de vender».
Discussão sobre este post