Previsão do tempo para a semana 09-15 Agosto

Previsão do tempo para a semana 09-15 Agosto

“Previsão do tempo para a semana – Tempo um pouco mais fresco, possibilidade de aguaceiros e trovoadas no interior e algum vento.”

— Tempo mais fresco, possibilidade de trovoadas e alguns dias de mais vento.

A previsão para esta semana aponta para uma influencia de perturbações associadas à interacção do jato subtropical com ondulações do jato polar.

Esperamos assim transporte de ar mais fresco sobre o território, que irá afetar mais notoriamente  o norte e a fixa litoral ocidental. No interior a descida da temperatura irá-se notar mas os valores máximos continuarão em larga medida acima dos 30ºC.

O vento irá aumentar um pouco face aos últimos dias, especialmente em áreas mais expostas do litoral e terras altas, principalmente dos distritos de Lisboa e Leiria.

Teremos assim tendência para uma descida da temperatura das águas costeiras e um aumento da ondulação em especial nas praias expostas a norte e noroeste.

As temperaturas ainda que um pouco mais baixas, deverão manter-se dentro do espectro de variação normal para esta altura do ano, mas irá notar-se a diferença face ao calor das últimas semanas.

“Um pouco mais vento, neblinas e nuvens baixas no litoral, com possibilidade de chuvisco, e  mais instabilidade no interior, com potencial para algumas trovoadas dispersas. As temperaturas serão mais frescas mas em geral dentro do normal para a época.”

Maior influencia de perturbações vindas do atlântico.

— Mais nuvens e possibilidade de trovoadas no interior.

Ao longo da semana esperamos mais nuvens, com predominância de nebulosidade baixa ( nevoeiros, neblinas ) no litoral, onde não se descartam chuviscos.
No interior há maiores probabilidades de aguaceiros e trovoadas, sendo que já na 2ª e 3ª feira se elevam bastante as probabilidades de trovoada.

Não descartamos que algumas trovoadas possam ser localmente significativas.

Os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a  exposição solar direta entre as 11h e as 16h.

O  risco de incêndio será menos elevado.

Tudo aponta que na próxima semana regresse um regime de novo bastante mais quente… pelo que estes próximos dias serão apenas uma pausa no calor.

Tempo mais instável já entre Domingo e 3ª,a amarelo áreas com possibilidade de aguaceiros e trovoadas,  laranja e vermelho áreas onde estes poderão ser intensos.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Pandemia pode ser oportunidade para Portugal repensar o setor agrícola
Próximo A “bazuca europeia” como oportunidade para o projecto Tejo - Duarte Marques

Artigos relacionados

Últimas

Mais 2% de maçã e pêra no Hemisfério Sul

Em 2019, estima-se para o Hemisfério Sul um acréscimo de 2% face à campanha anterior na colheita de maçã (totalizando 5.261.000 toneladas) e de pêra (1.327.000 t). […]

Notícias apoios

Madeira: projetos aprovados no PRODERAM 2020

No âmbito da 57.ª Unidade de Gestão do PRODERAM 2020, no passado dia 29 de novembro de 2019, foram aprovados […]

Nacional

Floresta: um negócio político!

O Governo, sob o pretexto de querer reformar o setor, usou a floresta, como um meio, para chegar a um acordo político. […]