Continuando com o objetivo de dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, a Essência do Ambiente vai voltar a reconhecer e premiar o que melhor se faz nesta área em Portugal.
Os Prémios Essência do Ambiente pretendem ser uma extensão da missão de sensibilizar, pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável, pese embora, muitas vezes, os projetos não sejam conhecidos, nem devidamente destacados junto da sociedade civil.
As candidaturas, feitas pelos próprios ou por nomeação/recomendação, podem ser apresentadas nas seguintes categorias: “Educação Ambiental – Projetos de Educação Ambiental direcionados ao público escolar”; “Boas práticas – Ações que promovam a Sustentabilidade Ambiental”; “Sensibilização Ambiental – Ações de Sensibilização Ambiental dirigidas à comunidade” e “Responsabilidade Social e Ambiental – Ações levadas a cabo por empresas ou instituição que aliem as boas práticas ambientais à Responsabilidade Social”.
As candidaturas serão depois avaliadas por um painel de jurados tendo em conta os seguintes critérios: impacto enquanto agente de mudança, adequação aos objetivos, capacidade de replicação, inovação e criatividade na abordagem, aplicação prática alinhada com a sustentabilidade ambiental e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
As candidaturas decorrem até ao dia 30 de abril de 2024 e o regulamento pode ser consultado em essenciadoambiente.pt/premios2024.
Os resultados serão conhecidos no dia 4 de junho, na semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente e o 4º aniversário da Essência do Ambiente. A iniciativa é promovida pela Essência – Comunicação Completa através do seu Departamento de Comunicação e Educação Ambiental – Essência do Ambiente, tendo, nesta edição, como parceiros a Pro.com.imagem e a Câmara Municipal de Valongo.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.