Produtos alimentares e bebidas para todos os gostos, ingredientes surpreendentes e prioridade no combate ao desperdício alimentar. Assim são os projetos finalistas da competição ECOTROPHELIA PORTUGAL 2024 que, no próximo dia 12 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, vão estar à prova, perante um júri que reúne especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar selecionados pela sua notoriedade e competência. O objetivo? Demonstrar as qualidades, a inovação e a sustentabilidade de cada produto alimentar e bebida desenvolvido por oito equipas de estudantes universitários, respondendo às necessidades dos consumidores do futuro e demonstrando a sua viabilidade comercial.
Há vários prémios a concurso, com o objetivo de explorar oportunidades para os protótipos evoluírem até ao mercado, mas só uma equipa será a grande vencedora – o primeiro classificado defenderá o país no concurso ECOTROPHELIA Europe, que decorrerá na feira SIAL Paris, em outubro. No final do dia 12 de julho, saberemos qual dos projetos das oito equipas finalistas disputará a grande competição europeia.
As oito equipas reúnem três dezenas de estudantes de sete instituições académicas, com uma nova faculdade a integrar, pela primeira vez, a lista de participantes, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mas é a Universidade de Aveiro que conta com mais projetos finalistas nesta edição, três ao todo.
Organizado desde 2017 pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Câmara Municipal do Porto, ANI – Agência Nacional de Inovação, APCER. Este ano conta também, pela primeira vez, com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e do PORTIC – Porto Research, Technology & Innovation CenterAlém da participação das consultoras Ivity e MarketAccess, tem o patrocínio de diversas entidades: Crédito Agrícola, Águas Monchique, Vieira de Castro, Novarroz, Primor, Grupo Monchique, Super Bock, Delta, All the way Travel, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação e CBS – Creative Building Solutions.
O Prémio ECOTROPHELIA Portugal insere-se na competição europeia que, anualmente, reúne as equipas nacionais vencedoras de mais de uma dezena de países. A representação portuguesa no ECOTROPHELIA já obteve distinções a nível europeu, desde que PortugalFoods promove o Prémio nacional: saiu como grande vencedora na edição de 2020 e, em 2022, alcançou a segunda posição do pódio europeu. Na edição de 2020, o preparado fermentado OrangeBee, feito à base de aquafaba (subproduto da indústria alimentar que resulta da água da cozedura de leguminosas) geleia de laranja e de pólen, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor. Já na edição de 2022, Portugal voltou a ocupar o pódio, na segunda posição, com o produto Handy Rice, um snack desidratado à base de arroz e do tubérculo yacon. Em ambas as participações, foram destacados a capacidade de inovação e o espírito de aproveitamento de subprodutos da indústria alimentar. A provar que a competitividade do setor agroalimentar português começa cedo, ainda nos bancos da universidade.