Joana Vacas Freixa foi hoje distinguida com o prémio Melhor Jovem Agricultora da Europa, na categoria “Desenvolvimento das Zonas Rurais”, durante a 11.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores. O Congresso, realizado pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), em colaboração com o grupo do Partido Popular Europeu e com a ASAJA de Espanha, teve lugar no Parlamento Europeu e contou com a participação do presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, e do eurodeputado Paulo Nascimento Cabral.
A cerimónia de entrega dos prémios reconheceu as iniciativas mais inovadoras e resilientes do ano, valorizando o esforço e a criatividade de jovens agricultores que estão a transformar as práticas agrícolas. Joana Vacas Freixa, de Alcácer do Sal, foi distinguida com o prémio de Melhor Jovem Agricultora da Europa, na categoria de Desenvolvimento das Zonas Rurais. Este galardão reconhece o contributo da sua exploração para o desenvolvimento rural e para práticas de desenvolvimento sustentável, sublinhando a excelência e a inovação da nova geração de agricultores em Portugal. A jovem agricultora recebe ainda um prémio pecuário de cinco mil euros.
Joana Vacas Freixa, 38 anos, representa a quarta geração de uma família de agricultores de região de Alcácer do Sal. Licenciada e mestre em Gestão de Empresas pela NOVA SBE, conciliou, ao longo de mais de 15 anos, uma carreira em consultoria empresarial com o envolvimento ativo na gestão da exploração agrícola. Dedicou-se ao cultivo de cereais e arroz e à gestão sustentável de montado de sobro. Em 2024 iniciou um novo ciclo com a reativação da exploração de gado ovino, apostando na valorização da raça merino preto, autóctone do território.
A jovem agricultora já havia sido distinguida anteriormente como Jovem Agricultora do Ano na Feira Nacional de Agricultura 2025, no âmbito do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, uma iniciativa da CAP.
O congresso Europeu de Jovens Agricultores, realizado esta quarta-feira, tem vindo a afirmar-se como uma plataforma essencial para dar visibilidade ao papel estratégico dos jovens no futuro da agricultura europeia. Cada edição reúne agricultores, representantes institucionais, especialistas do setor e organizações agrícolas de toda a Europa, criando um espaço único de intercâmbio que impulsiona o desenvolvimento de novas ideias e modelos produtivos.
A 11.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores registou um nível de envolvimento sem precedentes, com uma participação de 540 jovens agricultores no Parlamento Europeu e mais de 1000 participantes online.

Fonte: Congresso Europeu de Jovens Agricultores











































