Portugal autossuficiente em 85% com destaque para azeite e tomate

Portugal autossuficiente em 85% com destaque para azeite e tomate

Portugal tem, atualmente, um grau de autoaprovisionamento próximo dos 85%, destacando-se o azeite (160%) e o tomate (175%), anunciou hoje, na Assembleia da República, a ministra da Agricultura.

“Portugal tem um grau de autoaprovisionamento [autossuficiência alimentar do país] de cerca de 85%”, indicou Maria do Céu Albuquerque, numa audição na comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

De acordo com os dados avançados pela governante, por produto, o grau de autoaprovisionamento dos cereais está nos 18%, da carne em 75%, dos frutos nos 77%, do vinho em 113%, do azeite nos 160%, dos hortícolas nos 155%, do tomate em 175%, da batata em quase 49%, do leite em 106%, do queijo em 65% e da manteiga em 152%.

A ministra sublinhou que o Governo está preocupado com os dados relativos aos cereais, ressalvando que está em curso uma estratégia de desenvolvimento que propõe atingir um grau de 38%.

“Para isso, precisamos de melhorar a produção média em relação ao milho, cereais praganosos [trigo mole, trigo duro, centeio, cevada, aveia, triticale] e também ao arroz”, destacou.

Maria do Céu Albuquerque vincou ainda ser necessário continuar a alimentar a balança comercial, aumentando as exportações e diminuindo as importações, através da valorização “dos produtos da época, da produção local e das cadeias curtas”.

PE // CSJ

O artigo foi publicado originalmente em Visão.

Comente este artigo
Anterior Processo eleitoral para a Casa do Douro revogado e será retomado logo que possível
Próximo Covid-19: Governo poderá reforçar verba do saldo de gerência do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto para apoiar o Douro

Artigos relacionados

Últimas

Açores: Vigilantes da Natureza têm drones para monitorização e fiscalização ambiental

A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores entregou hoje, 4 de Julho, no Faial, nove drones ao corpo de Vigilantes da Natureza para uso em acções de monitorização e fiscalização ambiental, […]

Nacional

“Criar Raízes” depois dos incêndios. Mil árvores vão ser plantadas na serra da Estrela

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a organização destaca a importância de contribuir para a reflorestação da zona, lembrando que os incêndios atingiram, […]

Nacional

CANCELADA – Jornada de Campo – 16 de Março 2018 – Golegã

No âmbito das diversas iniciativas desenvolvidas pela Parceria Portuguesa para o Solo (PPS), da qual a Anpromis faz parte, vimos por este meio informá-los que a Agrotejo organiza no próximo dia 16 de março pelas 14h15 uma  Jornada de Campo, […]