Vai ter lugar a 9 de Julho, no campus Foz da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, o II Encontro da Rede de Inovação de Leguminosas no Mediterrâneo. Organizado pela ESB e pela Eurest (multinacional de serviços de restauração), este evento internacional tem como tema a “Transição do consumidor para dietas baseadas em leguminosas mais sustentáveis” e o objectivo de «debater o impacto destes alimentos e de como estes podem desempenhar um papel crucial na promoção de dietas mais ecológicas e saudáveis», explica a organização.
A conferência terá enfoque «em questões relacionadas com nutrição, desenvolvimento de produtos, marketing e ciência do consumidor», refere a organização, mas visando igualmente «analisar como consumidores, cidadãos, organismos públicos, agências de políticas e inovação da indústria podem ter, também, impacto na definição das opções alimentares quotidianas». Em paralelo, irá decorrer uma feira, «na qual os participantes poderão conhecer em primeira mão novos produtos com base em leguminosas».
O II Encontro da Rede de Inovação de Leguminosas no Mediterrâneo é organizado no âmbito do projecto europeu TRUE – Percursos de Transição para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa, que «promove sistemas agrícolas sustentáveis à base de leguminosas» e que é financiado pela União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020. Este projecto envolve 24 parceiros de 11 países que operam na produção e processamento, distribuição e comercialização de leguminosas: Alemanha, Croácia, Quénia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portugal (onde o projecto é liderado por uma equipa de investigadores da ESB).
Discussão sobre este post