Porbatata quer colocar a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

Porbatata quer colocar a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

Em plena colheita da batata nova, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal lança o desafio aos consumidores: vamos pôr a batata em pratos limpos? Lançamento oficial da iniciativa hoje às 14h30 em direto do Facebook da Porbatata

A época da batata nova chegou. Até setembro, está em curso a colheita deste alimento e, para desafiar os consumidores a colocarem a batata à sua mesa, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal lançou, hoje, uma campanha nas suas redes sociais.  

“Vamos pôr a batata em pratos limpos?” é o desafio lançado num vídeo que pretende enaltecer os atributos da batata e apelar ao consumo, naquela que é a época de produção mais forte do ano.

Este ano a fileira da batata enfrenta enormes dificuldades. A pandemia de COVID-19 praticamente paralisou as vendas para o canal horeca. A par disso, são poucas as perspetivas de exportação.

“Amada por uns, incompreendida por outros, a batata é um alimento incontornável da gastronomia portuguesa. Com esta iniciativa queremos lembrar a importância nutricional da batata e o seu papel de destaque na nossa mesa e também na Dieta Mediterrânica. Estamos na época da batata e, por isso, este é o momento ideal para lembrar os portuguesas da sua importância. É fundamental desfazer mitos e promover o consumo, sobretudo, no contexto atual”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

O lançamento oficial desta iniciativa decorre às 14h30 num webinar que conta com a participação de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB, César Machado, da direção de Marketing Estratégico do Crédito Agrícola, Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata e Tânia Fonseca, vogal Conselho Fiscal da Porbatata. O evento será transmitido em simultâneo do canal de YouTube da Porbatata, do Facebook da associação e também do Facebook da revista Frutas Legumes e Flores.

Pilar da gastronomia portuguesa

A campanha da Porbatata tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura e conta com a parceria do Crédito Agrícola. No vídeo, hoje divulgado, é sublinhado que a batata é uma excelente fonte de energia, utilizada da cabeça aos pés (zero desperdício) e fonte de vitaminas, potássio e cálcio. É um pilar da gastronomia portuguesa, presente nos momentos de maior partilha. “Sou batata portuguesa – No lugar certo, na sua mesa” é o repto deixado.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge as 400 mil toneladas anuais.

#batataportuguesa

Comente este artigo
Anterior “Portugal Sou Eu”. 16 figuras públicas põem consumidores a comprar nacional
Próximo No habrá una nueva propuesta de reforma de la PAC, según Bruselas

Artigos relacionados

Comunicados

Avisos Agrícolas 22/06/2020: Vinha, Mirtilo, Macieira, Nogueira, Batateira e Tomateiro

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Cotações ES

Continúa el goteo a la baja en los precios en origen del aceite de oliva


Semana con muy poca actividad en el mercado en origen del aceite de oliva y con precios de nuevo a la baja, […]

Nacional

Incêndios: Helicóptero cai ao descolar em Pampilhosa da Serra, um ocupante ferido sem gravidade

O alerta foi dado às 10:50 e no interior do helicóptero estavam cinco elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), […]