Porbatata quer colocar a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

Porbatata quer colocar a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

Em plena colheita da batata nova, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal lança o desafio aos consumidores: vamos pôr a batata em pratos limpos? Lançamento oficial da iniciativa hoje às 14h30 em direto do Facebook da Porbatata

A época da batata nova chegou. Até setembro, está em curso a colheita deste alimento e, para desafiar os consumidores a colocarem a batata à sua mesa, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal lançou, hoje, uma campanha nas suas redes sociais.  

“Vamos pôr a batata em pratos limpos?” é o desafio lançado num vídeo que pretende enaltecer os atributos da batata e apelar ao consumo, naquela que é a época de produção mais forte do ano.

Este ano a fileira da batata enfrenta enormes dificuldades. A pandemia de COVID-19 praticamente paralisou as vendas para o canal horeca. A par disso, são poucas as perspetivas de exportação.

“Amada por uns, incompreendida por outros, a batata é um alimento incontornável da gastronomia portuguesa. Com esta iniciativa queremos lembrar a importância nutricional da batata e o seu papel de destaque na nossa mesa e também na Dieta Mediterrânica. Estamos na época da batata e, por isso, este é o momento ideal para lembrar os portuguesas da sua importância. É fundamental desfazer mitos e promover o consumo, sobretudo, no contexto atual”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

O lançamento oficial desta iniciativa decorre às 14h30 num webinar que conta com a participação de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB, César Machado, da direção de Marketing Estratégico do Crédito Agrícola, Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata e Tânia Fonseca, vogal Conselho Fiscal da Porbatata. O evento será transmitido em simultâneo do canal de YouTube da Porbatata, do Facebook da associação e também do Facebook da revista Frutas Legumes e Flores.

Pilar da gastronomia portuguesa

A campanha da Porbatata tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura e conta com a parceria do Crédito Agrícola. No vídeo, hoje divulgado, é sublinhado que a batata é uma excelente fonte de energia, utilizada da cabeça aos pés (zero desperdício) e fonte de vitaminas, potássio e cálcio. É um pilar da gastronomia portuguesa, presente nos momentos de maior partilha. “Sou batata portuguesa – No lugar certo, na sua mesa” é o repto deixado.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge as 400 mil toneladas anuais.

#batataportuguesa

Comente este artigo
Anterior “Portugal Sou Eu”. 16 figuras públicas põem consumidores a comprar nacional
Próximo No habrá una nueva propuesta de reforma de la PAC, según Bruselas

Artigos relacionados

Últimas

FENCAÇA favorável aos painéis solares mas discorda de abate de árvores na Torre Bela

O presidente da Federação Portuguesa de Caça (FENCAÇA), Jacinto Amaro, disse hoje ser favorável à colocação de painéis solares, mas discorda do abate de sobreiros, eucaliptos e […]

Comunicados

Crédito Agrícola apoia modernização da produção e internacionalização do sector agrícola

[Fonte: Crédito Agrícola]
Lisboa, 28 de Janeiro de 2019 – Com o objectivo de reforçar o seu apoio ao sector primário, […]

Nacional

Câmara agradada com instalação de Secretaria de Estado em Castelo Branco

“Vemos com agrado o reforço desta descentralização, com a criação de três Secretarias de Estado no interior do país e, sobretudo, […]