Entre 3 e 4 de Junho de 2025, a Porbatata participou no Global Mancozeb Summit, em Rothamsted Research (Reino Unido), onde investigadores, agricultores e decisores debateram o papel fundamental do fungicida multissítio mancozeb na proteção das culturas e na gestão da resistência de fungos.
A audiência no Tribunal de Justiça da União Europeia teve lugar a 1 de Julho de 2025, no Luxemburgo, com a presença de agricultores, associações e representantes da indústria. O processo contesta a decisão da Comissão Europeia de 2020 de retirar o mancozebe do mercado. A contestação assenta na omissão, pela decisão original, das novas orientações da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) sobre a classificação de substâncias com toxicidade reprodutiva. A decisão de 2020 apoiou‑se em critérios desatualizados, sem refletir o conhecimento científico mais recente, e poderá, por isso, alterar a classificação e a possível reaprovação do mancozebe.
Como resultado do summit, foram elaborados documentos-chave, com um White Paper sobre o papel do mancozeb na segurança alimentar e um press release da Copa‑Cogeca anunciando o recurso junto do Tribunal de Justiça da UE.
A decisão final do Tribunal de Justiça Europeu ainda está pendente e o veredicto só deverá ser conhecido dentro de alguns meses.
Fonte: Porbatata