Pinhal interior vai receber 146 milhões

Pinhal interior vai receber 146 milhões

Programa de Revitalização resultou em mais de 400 projetos e o Programa de Transformação da Paisagem volta a contemplar esta área.

As medidas do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI) resultaram em mais de 400 projetos e num investimento de 146 milhões de euros. Estes números foram anunciados pela Secretaria de Estado da Valorização do Interior e, entre as medidas, destacam-se o cadastro simplificado, os benefícios fiscais de apoio à silvicultura, os investimentos na agricultura, no setor turístico e na recuperação dos territórios.

A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, considera que o PRPI “foi muito importante num momento de alta vulnerabilidade”, e que agora o governo pretende olhar para este território juntamente com os 19 municípios que o constituem, “com um foco ainda maior e ver que projetos, que grandes projetos, verdadeiramente mobilizadores, são atrativos para as pessoas”.

O Pinhal Interior surge como uma das áreas envolvidas no Programa de Transformação da Paisagem, da responsabilidade do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, já aprovado em Conselho de Ministros. “É um programa amplo, com várias medidas, nomeadamente ligadas ao emparcelamento, aos condomínios de aldeia, mas que são muito importantes quando forem implementados no terreno, porque a questão da transformação da paisagem é essencial nestes territórios, em que temos maioritariamente florestas e aldeias com vulnerabilidade”, afirma Isabel Ferreira.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior A maior área ardida dos últimos 3 anos
Próximo Incêndios: Governo admite avançar com valor mínimo para madeira ardida

Artigos relacionados

Sugeridas

Luta pela amoras de Maria José e Luís chegou à Praça do Comércio

Os proprietários esperam desde Março resposta positiva do Ministério da Agricultura para que seja possível ter acesso a apoios que os ajudem a reconstruir a sua plantação de amoras destruída pela chuva e ventos fortes de Dezembro e Março. […]

Nacional

Governo propõe quota de 8.200 imigrantes fora da UE para trabalhar em Portugal

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião de mais de três horas de concertação social, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que foi criado um grupo de trabalho para fixar um valor para este ano e para rever e simplificar, […]

Últimas

Ministra da Agricultura em entrevista: Redução do efectivo bovino pode não acontecer. “Vamos estudar essa possibilidade”

O jornalista fundador do site agriculturaemar.com, Carlos Caldeira, entrevistou a nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, para o Jornal Económico. […]