“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

A ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra está a realizar uma “campanha de esclarecimento” com idas a algumas Feiras do Distrito de Coimbra para auscultar os Agricultores e demais População, assim como a distribuição de um Boletim da ADACO.

Depois da ida à Feira em Ferreira-a-Nova (Figueira da Foz) , outras se seguirão no mês de Dezembro de 2018.
Neste Boletim abordam-se os temas da Tempestade “LESLIE”, dos incêndios de 2017, e do Orçamento do Estado para 2019 no que diz respeito à agricultura.

No Orçamento do Estado para 2019, e em relação aos prejuízos causados pela tempestade “LESLIE” , entre outras propostas importantes dos vários partidos, destacamos duas:

1 – Criação de um Fundo Autónomo para ajudas pela perda de rendimentos

Lamentavelmente esta proposta foi chumbada .

Não foi tido em conta os muitos lesados com dívidas à banca pelos investimentos que fizeram, não tendo por isso qualquer hipótese de recorrer novamente ao crédito, mesmo que bonificado ou com moratória.

A medida 6.2.2 do PDR 2020 – “Apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo” é insuficiente para estes casos.

2 – Ajuda Simplificada até 5.000€ sem ser necessário a burocracia de projectos; aliás como foi aplicada aos lesados pelos incêndios de 2017.

Foi também chumbada.

A ADACO questiona o porquê desta diferenciação entre os lesados pelos incêndios de 2017 e os lesados pela tempestade “LESLIE”?

O porquê desta burocracia, que dificulta e em muitos casos impede, o acesso dos lesados a estas ajudas?

 

Comente este artigo
Anterior Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 - Medidas com Impacto para o Sector Agrícola e Florestal - Catarina Pinto Correia
Próximo Federação Agrícola dos Açores repudia declarações do Ministro do Ambiente

Artigos relacionados

Sugeridas

UE dá 120 M€ em apoio aos apicultores até 2022

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Comissão Europeia vai disponibilizar 120 milhões de euros para apoiar o sector da apicultura, até 2022. O objectivo é apoiar o papel essencial da apicultura na agricultura e no ambiente.
Este montante representa um aumento de 12 milhões de euros em comparação com o apoio concedido para o período de 2017 a 2019. […]

Notícias PAC pós 2020

CyL ya ha abonado 813 millones de las ayudas de la PAC en dos meses, 23 más que en 2017

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La Consejería de Agricultura y Ganadería ha abonado, en dos meses, en ayudas procedentes de la Política Agrícola Común (PAC), cerca de 813 millones de euros a 66.295 agricultores y ganaderos de Castilla y León, lo que supone 23 millones de euros más que el ejercicio anterior. […]

Comunicados

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. destaca equipas para avaliar no terreno consequências das intempéries

A ocorrência da intempérie de granizo e trovoadas a 28 de maio de 2018, na Região Demarcada do Douro, fez o IVDP, IP deslocar ao local uma equipa de fiscalização para contabilização das perdas na produção e número de viticultores afetados, não havendo, ainda, resultados desta verificação. Foram já contactados vários viticultores que confirmaram danos localizados, registando-se pontualmente elevados prejuízos […]