“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

A ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra está a realizar uma “campanha de esclarecimento” com idas a algumas Feiras do Distrito de Coimbra para auscultar os Agricultores e demais População, assim como a distribuição de um Boletim da ADACO.

Depois da ida à Feira em Ferreira-a-Nova (Figueira da Foz) , outras se seguirão no mês de Dezembro de 2018.
Neste Boletim abordam-se os temas da Tempestade “LESLIE”, dos incêndios de 2017, e do Orçamento do Estado para 2019 no que diz respeito à agricultura.

No Orçamento do Estado para 2019, e em relação aos prejuízos causados pela tempestade “LESLIE” , entre outras propostas importantes dos vários partidos, destacamos duas:

1 – Criação de um Fundo Autónomo para ajudas pela perda de rendimentos

Lamentavelmente esta proposta foi chumbada .

Não foi tido em conta os muitos lesados com dívidas à banca pelos investimentos que fizeram, não tendo por isso qualquer hipótese de recorrer novamente ao crédito, mesmo que bonificado ou com moratória.

A medida 6.2.2 do PDR 2020 – “Apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo” é insuficiente para estes casos.

2 – Ajuda Simplificada até 5.000€ sem ser necessário a burocracia de projectos; aliás como foi aplicada aos lesados pelos incêndios de 2017.

Foi também chumbada.

A ADACO questiona o porquê desta diferenciação entre os lesados pelos incêndios de 2017 e os lesados pela tempestade “LESLIE”?

O porquê desta burocracia, que dificulta e em muitos casos impede, o acesso dos lesados a estas ajudas?

 

Comente este artigo
Anterior Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 - Medidas com Impacto para o Sector Agrícola e Florestal - Catarina Pinto Correia
Próximo Federação Agrícola dos Açores repudia declarações do Ministro do Ambiente

Artigos relacionados

Últimas

100 European geographical indications set to be protected in China

The EU and China agreed today to formally publish a list of two hundred European and Chinese geographical indications -100 from each side- that will be considered for protection through a bilateral agreement to be concluded in 2017.
This publication opens the process for protecting the listed products against imitations and usurpations and is expected to result in reciprocal trade benefits and increased consumers’ […]

Comunicados

MAFDR: Carne de vaca com origem na polónia retirada do mercado

[Fonte: MAFDR]
A Rede de Alerta Rápido, que integra o sistema de Segurança Alimentar da União Europeia (RASFF – Food and Feed Safety Alerts | Food Safety), emitiu um alerta dando nota da deteção de um lote de carne de vaca sem condições para entrar na cadeia de consumo, […]

Comunicados

GPP divulga nova edição da CULTIVAR com o tema “O Eucalipto”

[Fonte: GPP]
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral apresenta a edição n.º 14 da CULTIVAR com o tema “O Eucalipto“.
Este tema prossegue a linha editorial do GPP, em que se pretende efetuar análises abrangentes da agricultura, floresta, território e sistemas alimentares, […]