“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

“Orçamento do Estado para 2019 não serve os agricultores e a agricultura portuguesa”

A ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra está a realizar uma “campanha de esclarecimento” com idas a algumas Feiras do Distrito de Coimbra para auscultar os Agricultores e demais População, assim como a distribuição de um Boletim da ADACO.

Depois da ida à Feira em Ferreira-a-Nova (Figueira da Foz) , outras se seguirão no mês de Dezembro de 2018.
Neste Boletim abordam-se os temas da Tempestade “LESLIE”, dos incêndios de 2017, e do Orçamento do Estado para 2019 no que diz respeito à agricultura.

No Orçamento do Estado para 2019, e em relação aos prejuízos causados pela tempestade “LESLIE” , entre outras propostas importantes dos vários partidos, destacamos duas:

1 – Criação de um Fundo Autónomo para ajudas pela perda de rendimentos

Lamentavelmente esta proposta foi chumbada .

Não foi tido em conta os muitos lesados com dívidas à banca pelos investimentos que fizeram, não tendo por isso qualquer hipótese de recorrer novamente ao crédito, mesmo que bonificado ou com moratória.

A medida 6.2.2 do PDR 2020 – “Apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo” é insuficiente para estes casos.

2 – Ajuda Simplificada até 5.000€ sem ser necessário a burocracia de projectos; aliás como foi aplicada aos lesados pelos incêndios de 2017.

Foi também chumbada.

A ADACO questiona o porquê desta diferenciação entre os lesados pelos incêndios de 2017 e os lesados pela tempestade “LESLIE”?

O porquê desta burocracia, que dificulta e em muitos casos impede, o acesso dos lesados a estas ajudas?

 

Comente este artigo
Anterior Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 - Medidas com Impacto para o Sector Agrícola e Florestal - Catarina Pinto Correia
Próximo Federação Agrícola dos Açores repudia declarações do Ministro do Ambiente

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Instabilidade durante a próxima semana

[Fonte: BestWeather]
Os próximos dias serão marcados por tempo abafado, temperaturas até algo acima do normal, mas com instabilidade, resultando em aguaceiros e trovoadas.
Durante o fim de semana uma perturbação em altitude vai centrar-se sobre Espanha e Portugal, gerando forte instabilidade. […]

Dossiers

Ante el retraso de la PAC, proponen hacer un recálculo de los derechos de pago básico para evitar tensiones

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
Tras el anuncio realizado este lunes 18 por el ministro de Agricultura, Luis Planas, al finalizar el Consejo de Agricultura de la UE, en el que consideraba “muy previsible el retraso de al menos un año en la entrada en vigor de la futura Política Agraria Común (PAC)”, […]

Dossiers

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 26 Agosto a 1 Setembro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar – Cotações]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais dos novilhos e novilhas de 12 a 24 meses, de raça Turina e cruzado de Charolês, mantiveram-se estáveis em relação à […]