O Projeto TerraOliva, desenvolvido pela OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, promove a relação entre o património e o setor do azeite através de documentários temáticos e da elaboração do primeiro guia de boas práticas ‘Olivicultura e Arqueologia’.
Desenvolvido em parceria com a ERA-Arqueologia, o projeto TerraOliva produziu cinco documentários que mostram a evolução das boas práticas ao longo dos anos e a importância de uma relação cada vez mais saudável e frutuosa com o património, com o objetivo de promover a história e a ligação cultural do azeite.
“Este trabalho identifica diversos locais arqueológicos ligados ao olival e à produção de azeite, fazendo a ponte com a modernidade do setor, os olivais tradicionais na atualidade e o futuro do olivoturismo que será fundamental na promoção e divulgação deste conhecimento, do setor e do azeite. Sinergias que a Olivum considera cruciais para o setor e para o trabalho que está a desenvolver”, refere Pedro Lopes, Presidente da Associação.
No âmbito deste Projeto foi também produzido um Guia de Boas Práticas orientado para a olivicultura e património arqueológico. Um documento que compatibiliza, de forma sustentada, a relação entre Olivicultura e Arqueologia, concebida como uma importante ferramenta de trabalho e partilha de conhecimento entre os dois setores.
“A instalação de novos olivais em Portugal, nos últimos anos, tem sido responsável não só por ganhos significativos em eficiência e produtividade, mas também pela descoberta e valorização de achados patrimoniais. Muito mais do que curiosidades arqueológicas estes achados são elementos que podem e devem ser integrados numa narrativa identitária do setor. É fundamental que o setor olivícola reconheça o potencial deste património como ativo estratégico.” Realça Gonçalo Moreira, Gestor de Projetos da Olivum.
Documentários: https://www.youtube.com/@Olivum_OlivicultoreseLagaresPT
O projeto TerraOliva vai ser apresentado e divulgado na 41ª Ovibeja, a abrir os espaços de debate deste evento profissional com o Colóquio ‘TERRA-OLIVA: OLIVAL|AZEITE _ PATRIMÓNIO E INOVAÇÃO’, dia 30 de abril, às 10h no auditório da ExpoBeja.
Será também este o tema central da presença institucional da Olivum, proporcionando um espaço de reflexão e partilha sobre a importância do olival enquanto património agrícola, cultural e ambiental, bem como um motor de inovação e desenvolvimento sustentável e promotor de novas descobertas de património histórico, que podem contribuir para a valorização do olival e azeite.
Fonte: OLIVUM