O centro histórico de Murça recebe entre sexta-feira e sábado o certame Brancos na Praça que conta com a participação de 16 produtores e quer promover os vinhos e a agricultura do concelho, foi hoje anunciado.
“Os vinhos brancos estão na moda e Murça tem um potencial único para a sua produção (…). “Há uma crescente tendência para consumir vinhos mais frescos, mais leves e menos alcoólicos”, afirma, citado em comunicado, o presidente da câmara, Mário Artur Lopes, entidade organizadora do evento que vai na terceira edição.
A economia do concelho de Murça, no distrito de Vila Real, tem uma base essencialmente agrícola, assentando na produção de vinho, de azeite e de castanha.
A localização em altitude, a natureza dos solos e a longa tradição no cultivo de variedades de uvas brancas, segundo é explicado no comunicado, “suscitam um crescente interesse por parte das principais casas produtoras do Douro e dos apreciadores de vinhos brancos”.
“Abrir novos horizontes ao Alto Douro vinhateiro e construir caminhos de valorização conjunta passa também por dar a conhecer ao mundo o que este território ímpar produz de melhor”, acrescenta Mário Artur Lopes.
O autarca realça ainda que a festa vinhos Brancos na Praça é também “um momento de celebração coletiva e de afirmação de Murça como a capital dos vinhos brancos do Douro, contribuindo assim para a valorização do concelho e das suas gentes”.
O evento conta com a presença de produtores do Douro, ligados a este concelho através da compra regular de uvas para vinhos brancos tranquilos e vinho do Porto branco, como os Symington, Van Zeller & Co., Wine & Soul.
Entre os produtores de Murça contabilizam-se as Caves de Murça, Quinta de Porrais (Casa Santos Lima), Casa Agrícola Águia de Moura, Casa Agrícola Borges, Casa Boal, Casa Castro Malheiro, Monte de São Sebastião, Successus Vini, Quinta do Cabeceiro, João Bessa Agrícola e Hotle, aos quais acrescem os produtores durienses Baltazar’s Vinhos do Douro e Conceito Vinhos.
Segundo a organização, o certame é também uma oportunidade para comprar vinhos a preços de produtor.
Para além da venda de vinhos, há ainda provas de vinhos, com a escanção e educadora de vinhos Teresa Gomes a apresentar as principais castas de Murça, como Rabigato e Gouveio, estarão presentes produtores de azeite do concelho e há produtos regionais como os doces típicos toucinho-do-céu e queijadas de chila.
O programa do evento inclui também momentos culturais, como os concertos do duo Batucada, um projeto de dois jovens que propõem uma viagem sonora por tradições transmontanas, com influências da música eletrónica e do hip-hop, e de Emmy Curl, natural de Vila Real, que vai apresentar o álbum “Pastoral” que conquistou o prémio José Afonso 2025.