Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Portuguesa distinguida como melhor jovem agricultora da Europa

    GPP

    Dia Mundial da Oliveira 2025

    Foco de gripe das aves detetado em exploração de Torres Vedras

    Autarquias terão financiamento para limpar espécie invasora na ria de Aveiro

    Empresa que gere banana na Madeira diz que não desistiu de assegurar seguro coletivo de colheitas

    Conselho Europeu

    Deforestation: Council ready to start talks with Parliament on a targeted revision of the regulation

    PS questiona Governo sobre peixes mortos numa barragem em Castelo de Vide

    ISA instituto superior de agronomia

    Homenagem aos mais de 50 anos de parceria entre o CIFC, ISA, ULisboa e o CENICAFÉ

    cogumelo fungo folhas

    Cientistas criam estirpe de fungo mais nutritiva e sustentável, alternativa à proteína animal

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Frutos frescos e secos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Bovinos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Empresa que gere banana na Madeira diz que não desistiu de assegurar seguro coletivo de colheitas

    19/11/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Portuguesa distinguida como melhor jovem agricultora da Europa

    GPP

    Dia Mundial da Oliveira 2025

    Foco de gripe das aves detetado em exploração de Torres Vedras

    Autarquias terão financiamento para limpar espécie invasora na ria de Aveiro

    Empresa que gere banana na Madeira diz que não desistiu de assegurar seguro coletivo de colheitas

    Conselho Europeu

    Deforestation: Council ready to start talks with Parliament on a targeted revision of the regulation

    PS questiona Governo sobre peixes mortos numa barragem em Castelo de Vide

    ISA instituto superior de agronomia

    Homenagem aos mais de 50 anos de parceria entre o CIFC, ISA, ULisboa e o CENICAFÉ

    cogumelo fungo folhas

    Cientistas criam estirpe de fungo mais nutritiva e sustentável, alternativa à proteína animal

  • Opinião

    Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

    José Martino

    Balcão Único do Prédio (BUPi)

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Frutos frescos e secos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Bovinos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025

    Empresa que gere banana na Madeira diz que não desistiu de assegurar seguro coletivo de colheitas

    19/11/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 10 a 16 de novembro de 2025

    19/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
luis caixinhas

Motivos de recusa de uma marca: Distintividade das marcas

por Luís Caixinhas
30-11-2022 | 19:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A marca pode ser constituída por um sinal ou conjunto de sinais suscetíveis de representação gráfica, nomeadamente palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, sons, cor, a forma do produto ou da respetiva embalagem, ou por um sinal ou conjunto de sinais que possam ser representados de forma que permita determinar, de modo claro e preciso, o objeto da proteção conferida ao seu titular, desde que sejam adequados a distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas.

Registo de marca nacional figurativa n.º 569345
Classes 29, 30, 32 e 33

São recusados os pedidos de registo de marcas:

  • cujos sinais sejam constituídos por elementos usuais na linguagem do comércio, por determinadas formas ou constituídas apenas ou essencialmente por elementos que descrevam o produto ou serviço (Exemplo: registar a marca syrah/ síria, para identificar vinho): exceto se estes elementos forem combinados com outros que sejam distintivos (Exemplo: “MANUEL JOSÉ SYRAH” – “MANUEL JOSÉ” é o elemento distintivo e o termo descritivo “SYRAH” não fica de uso exclusivo);
  • que possam induzir o consumidor em erro (Exemplo: Touriga Nacional, para identificar leite);
  • que sejam contrárias à lei e à ordem pública ou que ofendam a moral e os bons costumes (Exemplo: pedido de registo de marca nacional nº 545 019, recusado, “QUINTA DAS PUTAS”, para identificar vinho);

Retirado do Boletim da Propriedade Industrial de 20/04/2022. Ver link (Relatório de Reexame – Recusa Total emitida pela INPI)
  • que incluam símbolos de Estado, emblemas de entidades públicas nacionais ou estrangeiras, brasões, nomes ou retratos de pessoas, sem autorização das pessoas ou entidades a quem pertencem esses símbolos;
  • que incluam sinais com elevado valor simbólico (Exemplo: símbolos religiosos), salvo quando estes sejam usualmente empregues na linguagem corrente ou no comércio e surjam acompanhados de outros elementos que tornem o sinal distintivo;
  • constituídas por sinais que copiem ou imitem outros já existentes, sem autorização do titular. (Exemplo “MATEUS” e “MATEUS GAMBOA”, para identificar vinho).

Um pedido de registo de marca pode ser recusado pelos seguintes motivos:

  • Motivos Relativos;
  • Motivos Absolutos.

Motivos relativos de recusa

Visam proteger interesses individuais disponíveis (de um só concorrente ou de um particular).

  • Marca que seja reprodução ou imitação de marca anteriormente registada;
  • Marca composta por logótipo, firma, denominação social ou outros sinais distintivos de outrem;
  • Marca que seja reprodução ou imitação de marca notória;
  • Marca conflituante com marca de prestígio.

A semelhança poderá ser gráfica, figurativa, fonética ou outra.

Exemplo: BIG e BIC/ BARCA VELHA e BARCA NOVA – NOVA BARCA, para identificar vinho

Um requerente quando pretende registar uma marca, para além dos já citados motivos relativos de recusa, também tem de ter em atenção os motivos absolutos de recusa.

Motivos absolutos de recusa

Visam proteger interesses supra-individuais, como seja o interesse público ou o interesse de grupos homogéneos (concorrentes ou consumidores)

  • Marca composta por sinais que não possam ser representados graficamente ou sem capacidade distintiva;
  • Marca composta por sinais distintivos do Estado, Municípios ou outras entidades públicas ou particulares ou de Organismos Internacionais Intergovernamentais;
  • Marca composta por expressões ou figuras contrárias à lei, moral, ordem pública e bons costumes;
  • Marca enganosa.

Exemplos: Marca “VESTUÁRIO” para identificar roupa/ Marca “FINO” para identificar cerveja/ Marca “Bica” para identificar cafés.

Deste modo, os sinais que compõem as marcas têm de ter a capacidade de distinguir os produtos ou serviços P/S de uma empresa dos de outra empresa.

Um requerente tem de ter como objetivo registar uma marca forte. Concretamente, o sinal a registar não deve ser descritivo, nem exclusivamente composto por elementos desprovidos de qualquer tipo de carácter distintivo como é o caso de:

– espécie – menção direta e exclusiva ao tipo de produtos e serviços Ex: “VINHO”, para a classe 33, para identificar vinho;

– qualidade – característica intrínseca ao P/S Ex: “RESERVA”, para identificar vinho;

– quantidade – referência à unidade de medida ou quantidades standard do P/S Ex: “75 cl”, para identificar vinho;

– destino – finalidade, resultado da utilização do P/S Ex: “PARA BEBER”, para identificar vinho;

– valor – indicação do preço e da importância do P/S Ex: “1€”, para identificar vinho;

– proveniência geográfica – referência à origem geográfica do P/S Ex: “DÃO”, para identificar vinho.

Elementos nominativos, como as abreviaturas da forma jurídica de uma sociedade, como é o caso Lda, S.A., também não conferem caráter distintivo a um sinal.

Por outro lado, os nomes de pessoas singulares são distintivos, independentemente da frequência do nome, e mesmo que se tratem dos apelidos mais comuns.

Deste modo, pode-se concluir que a marca – “VINHO ENCRUZADO DO DÃO RESERVA 75CL” – é completamente descritiva, assim como não tem qualquer tipo de capacidade distintiva.

Como forma de ultrapassar as eventuais recusas por motivos relativos ou absolutos é imprescindível:

  • elaborar pesquisas em marcas, para verificar se existe alguma marca igual ou semelhante à marca a registar; e
  • criar marcas fortes e inovadoras, que não sejam descritivas e que compreendam a necessária capacidade distintiva.

Luís Caixinhas

lcaixinhas@inventa.com

Tel. 91 606 38 64

Agente Oficial da Propriedade Industrial e Mandatário Europeu de Marcas e Desenhos ou Modelos na Inventa e Árbitro no Arbitrare.

Novo Fundo Europeu para o Registo de Marcas – 75% e 50% de reembolso

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Não faltam alimentos na União Europeia – presidente de comissão do Comité das Regiões

Próxima Publicação

IFAP: Pagamentos novembro 2022

Artigos Relacionados

Últimas

Portuguesa distinguida como melhor jovem agricultora da Europa

19/11/2025
GPP
Últimas

Dia Mundial da Oliveira 2025

19/11/2025
Nacional

Foco de gripe das aves detetado em exploração de Torres Vedras

19/11/2025
Próxima Publicação
IFAP

IFAP: Pagamentos novembro 2022

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Da vontade à realidade – boas intenções de Bruxelas que deixam dúvidas

por Isabel Abreu Lima
16/11/2025

Ler mais
José Martino
Últimas

Balcão Único do Prédio (BUPi)

por José Martino
09/11/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Portuguesa distinguida como melhor jovem agricultora da Europa

19/11/2025
GPP

Dia Mundial da Oliveira 2025

19/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Simplificação PAC Água que Une

Eventos

Novembro 2025
STQQSSD
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« Out   Dez »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.