O ministro dos Transportes e Logística de Moçambique, João Matlombe, apontou hoje a importância de investir nas estradas rurais para fomentar a ligação dos campos agrícolas produtivos aos principais mercados urbanos, para escoar a produção.
“É, também, uma oportunidade para debater estratégias que respondam às necessidades específicas das nossas estradas, sobretudo as rurais, que, apesar de menor volume de tráfego, são vitais para conectar zonas agrícolas produtivas aos principais mercados urbanos”, disse o ministro, que falava em Maputo, na abertura de um seminário que discute soluções aos desafios que o setor de estradas enfrenta.
Por reconhecer a vitalidade das estradas rurais, o governante defendeu a implementação de programas de estradas orientados para o desenvolvimento acelerado das zonas rurais, promovendo a integração entre agricultura, indústria e turismo, através da adoção de soluções inovadoras e de baixo custo.
O evento, que discute o setor de estradas em Maputo, reúne especialistas de 128 países e é coorganizado pela Administração Nacional de Estradas (ANE), Fundo de Estradas, Associação Mundial de Estradas e Banco Mundial, procura soluções para tornar as vias de acesso mais resilientes às mudanças climáticas.
Durante o seminário, segundo informação daquele ministério, serão abordados, entre outras, questões ligadas a políticas públicas para infraestruturas resilientes em África, avaliação de custos e benefícios da resiliência rodoviária, planeamento, gestão de ativos e financiamento de soluções resilientes, bem como estudos de caso e lições aprendidas em estratégias de adaptação e desenvolvimento sustentável.
Durante a abertura, João Matlombe recordou que o país dispõe de cerca de 31 mil quilómetros de estradas classificadas, dos quais apenas 27% são pavimentadas.
“Esta realidade evidencia a vulnerabilidade da nossa rede viária e reforça a necessidade de soluções técnicas e financeiras que permitam ampliar a cobertura e garantir a manutenção regular das vias”, sublinhou.












































