A limpeza e desinfeção das instalações pecuárias deve ser realizada regularmente de acordo com as exigências higiénicas e sanitárias da exploração, proporcionando um ambiente limpo e cuidado para a saúde e bem estar dos animais e dos humanos.
Os currais e os estábulos são instalações que, devido à grande concentração de gado, são suscetíveis ao surgimento de insetos e bactérias que podem provocam doenças nos animais e nos seus tratadores. Os criadores devem fazer uma limpeza minunciosa e regular, seguindo determinadas normas e procedimentos, de modo a oferecer as condições de higienização necessárias para assegurar a saúde dos bovinos e garantir uma produção de qualidade.
A limpeza deve ser feita em todo o estábulo, desde o pavimento, às paredes, bebedouros e comedouros, certificando-se de que são usados os produtos e as técnicas adequadas. Para isso, os animais devem ser removidos do estábulo e os criadores devem utilizar um fato com as proteções necessárias.
A limpeza das instalações consiste na remoção de fezes, restos de alimentos, insetos e sujidade presente no teto, pavimento, paredes, comedouros e bebedouros. Especial atenção para as fezes e a urina, bem como os seus odores, que atraiem bichos e bactérias que contaminam a saúde dos animais, dos humanos e do meio ambiente. No que toca aos excrementos dos animais este pode ser utilizado como adubo para o cultivo.
Inicie a higienização com uma limpeza a seco, removendo a matéria orgânica com os utensílios adequados: pá e vassoura, por exemplo. De seguida, limpe com água, utilizando panos húmidos ou água em abundância. Por fim, utilize jatos de água sob pressão para limpar as paredes e os pavimentos. Deve utilizar também detergentes e desinfetantes para eliminar fungos, cheiros e bactérias.
Os próprios animais devem receber cuidados diários. O pedilúvio (lavagem das patas), a limpeza e tratamento de cascos e a descorna (amputação de cornos para prevenir feridas, contusões e lesões ), são tratamentos essenciais para a saúde e bem estar dos bovinos.
Procure efetuar com a maior regularidade possível a higienização e limpeza das instalações pecuárias e de maneio sanitário dos bovinos, de acordo com as exigências higiénicas e sanitárias da exploração, de forma a contribuir para um ambiente limpo e adequado à criação de bovinos.
Discussão sobre este post