Maxime Valery, chef sommelier executivo da Auberge du Pont de Collonges – Paul Bocuse, venceu a 21.ª edição do Master of Port, concurso internacional que distingue o melhor sommelier especialista em vinho do Porto. A final realizou-se a 24 de novembro, no Cercle d’Aumale, em Paris.
Organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, IP), pelo Syndicat des Grandes Marques de Porto (SGMP) e pela Union de la Sommellerie Française (UDSF), o Master of Port é uma competição bienal reconhecida no universo da sommellerie, valorizando o conhecimento, o serviço e a cultura do vinho do Porto.
“O Master of Port reforça o conhecimento e eleva o serviço do vinho do Porto junto da sommellerie internacional, criando embaixadores qualificados e aprofundando a ligação ao Porto e ao Douro”, Refere Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, IP.
O percurso desta edição foi composto por várias etapas. Em junho, foram selecionados seis candidatos entre 27 participantes, numa primeira prova realizada na Embaixada de Portugal em Paris. Já entre 6 e 8 de outubro, os semifinalistas participaram numa viagem de estudo ao Porto e ao Vale do Douro, organizada pelo IVDP, IP, reforçando a ligação à origem, estabelecendo contacto com a tradição e o saber único desta região.
Chegaram à final Maxime Valery, Mattia Angius (Cave Ciketto, Angers) e Logan Guignot-Trufley (Restaurant Château Lafaurie-Peyraguey, Bommes). Valery sucede a Frédéric Schaetzel, vencedor da edição de 2023.
Criado em 1988, o Master of Port contou já com a participação de mais de 1440 sommeliers, afirmando-se como uma competição de referência na especialização em vinho do Porto.
Fonte: IVDP












































