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– 27-01-2013 |
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Mau tempo: Espanha pode ganhar com preju�zos dos agricultores de Odemira
Respons�veis de explora��es agr�colas de Odemira admitem que os agricultores espanh�is podem vir a beneficiar com os efeitos do mau tempo de h� uma semana na regi�o e receiam perder clientes. �Durante algumas semanas�, as duas quintas da Vitacress em Odemira (no Brej�o e em Boavista dos Pinheiros), não poder�o �fornecer produto com qualidade�, tendo a empresa de recorrer a outras unidades do grupo, �principalmente em Espanha�, explicou � agência Lusa um dos respons�veis de produ��o, Nuno Brissos. �Neste momento, estamos a recorrer muito � empresa irm� do grupo, a Vitacress em Espanha, para fornecimento seja aos clientes portugueses, seja aos clientes estrangeiros�, confirmou Pedro Teixeira, respons�vel da quinta do Brej�o, onde cerca de 90% da produ��o de ervas arom�ticas e de vegetais ao ar livre ficou danificada. Segundo informação institucional da empresa, a Vitacress Salads está presente no Reino Unido, Portugal e Espanha, onde explora cerca de 750 hectares de terrenos agr�colas, produzindo e comercializando saladas embaladas e prontas a comer. A Vitacress está inserida no grupo RAR, que come�ou com a refina��o de a��car, na d�cada de 60 do s�culo XX, mas abrange hoje várias áreas de neg�cio, como a imobili�ria. Na Sudoberry, que estava, antes do temporal, a fornecer clientes noruegueses, s� dever� voltar a haver exportação, com a mesma qualidade e quantidade, dentro de �m�s e meio�, afirmou Sofia Rosendo, directora de produ��o. A respons�vel da empresa de produ��o de morangos, com cerca de 60 hectares de estufas, estima que os preju�zos ascendam a mais de 150 mil euros e teme que os produtores espanh�is conquistem os seus clientes. �O nosso medo � sempre que os nossos clientes v�o ter de optar por outros fornecedores, provavelmente não aqui em Portugal, porque a maior parte das pessoas foram afectadas, mas os espanh�is, que são a nossa maior competi��o�, esclareceu. Segundo Sofia Rosendo, as explora��es em Espanha v�o ter �uma porta de entrada para clientes que n�s consegu�amos fornecer quase a 90%�, o que, para a Sudoberry, �potencialmente pode ser um problema muito grande�. Fonte: Lusa
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