Marco de Canaveses com o segundo menor número de incêndios rurais da década

Marco de Canaveses com o segundo menor número de incêndios rurais da década

O número de incêndios rurais em 2020 em Marco de Canaveses foi o segundo mais baixo da última década, com um registo de 118 incêndios rurais e 71,52 hectares de área ardida, informou fonte autárquica.

Segundo dados disponibilizados à agência Lusa, aquele município do interior do distrito do Porto registou menos 63% de incêndios rurais e menos 93% de área ardida do que a média anual entre 2010 e 2019, que se fixou nos 318 incêndios e 1.058 hectares de área ardida.

O maior número de ignições ocorreu em 2010, com registo de 579 incêndios rurais e 1.130 hectares de área ardida.

Por outro lado, o ano em que Marco de Canaveses registou o menor número de incêndios rurais, nos últimos 10 anos, foi em 2014, com 101 ocorrências e 61,41 hectares de área ardida.

A autarquia destaca que os resultados apresentados decorrem das “ações que a Câmara Municipal tem vindo a realizar em conjunto com os diversos agentes de Proteção Civil”, mas também “muito se devem à população do Marco de Canaveses”.

“Sem a colaboração deles [munícipes] não teria sido possível atingir estes excelentes resultados. Estão, por isso, de parabéns”, concluiu a autarquia.

Comente este artigo
Anterior Associação de Agricultores de Portalegre oferece ventilador ao hospital
Próximo Cabeceiras de Basto: Queimas controladas para gerir combustíveis e renovar pastagens

Artigos relacionados

Newsletters

Pinuspress 48: conheça o pinheiro-bravo em outros países

A primeira edição do ano do PINUSPRESS já se encontra disponível para download aqui. […]

Nacional

Primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal vai nascer em S.Manços, Évora.

O projeto considera uma área de 647 hectares em Portugal (477 hectares de nogueiras e 170 hectares de amendoeiras), em São Manços (Évora) e em Veiros (Estremoz). […]

Dossiers

Elvas melhora genética das plantas para responder às alterações climáticas

[Fonte: Diário do Alentejo] Adaptar plantas às alterações climáticas, melhorando a sua genética, é o trabalho que se promove em Elvas, […]