O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, anuncia hoje que tem uma nova Direção. Manuel Norte Santo, Diretor Comercial da SICA – Sociedade Industrial e Comercial de Azeites, foi eleito Presidente para o triénio 2025-2027, sucedendo neste cargo a Gonçalo Morais Tristão.
A nova Direção reafirma o compromisso de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, reforçando a valorização e promoção do setor olivícola e oleícola nacional, com especial destaque para o Azeite do Alentejo. Esta região, responsável por 80% a 90% da produção nacional, lidera na produção de azeite virgem extra graças aos seus mais de 66 mil hectares de olival intensivo em sebe – com mais de 1.500 oliveiras por hectare, dos quais mais de 50 mil foram plantados apenas na última década (dados INE 2024). Sustentada por plantações modernas e condições climáticas favoráveis, a produção de azeite no Alentejo assume um papel central na economia nacional, em particular pelo peso crescente das exportações cujo valor já ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros.
“Estamos profundamente empenhados em reforçar a ligação com os nossos associados e em projetar o CEPAAL e o Azeite do Alentejo para o futuro, dinamizando o setor, promovendo o debate e a partilha de conhecimento entre profissionais. Vivemos um tempo de enormes desafios marcados por contextos geopolíticos instáveis, conflitos com repercussões globais e pela incerteza económica e política, mas também de extraordinárias oportunidades, sobretudo fruto da notável evolução que o setor oleícola português tem feito e da capacidade que as empresas e os produtores nacionais têm tido de se projetar em todo o mundo”, afirma Manuel Norte Santo, novo Presidente do CEPAAL.
“Temos agora a responsabilidade, enquanto setor e enquanto país, de definir mais e melhores estratégias, de reforçar a aposta no investimento em promoção e inovação, de criar uma marca única para agregar e potenciar a visibilidade do azeite português, contribuir para a criação de quadros legais e regulamentares modernos e inteligentes e de criar condições para que Portugal consolide e amplie todo o potencial económico, social, turístico e cultural que o seu azeite apresenta. Estamos também atentos à necessidade de proteger as nossas variedades de azeitona únicas e os nossos conhecimentos ancestrais projetando-os no futuro e garantindo o seu desenvolvimento sustentável e inovador. O CEPAAL está profundamente empenhado em ser um agente ativo deste novo panorama de transformação do nosso sector.”, acrescentou aquele responsável.
Este novo ciclo de liderança inicia-se num contexto particularmente desafiante para o setor, marcado pela pressão das tarifas comerciais internacionais. Portugal, internacionalmente reconhecido como o país que maior quantidade de azeite de alta qualidade produz em todo o mundo, afirma-se hoje como o sexto maior produtor mundial e o terceiro maior exportador europeu de azeite, ultrapassando a fasquia dos 1.5 mil milhões de euros em exportações.
Licenciado em gestão pelo ISCTE-IUL e com um Mestrado em Finanças pelo ISEG-UTL, Manuel Norte Santo, tem um curso de especialização em Provas de Azeites Virgens pela Universidade de Jaen e é desde 2016 o Diretor Comercial da SICA – Sociedade Industrial e Comercial de Azeites.
Nova Direção CEPAAL 2025-2027
• Presidente: Manuel Pedro Freire Norte Santo, SICA – Sociedade Industrial e Comercial de Azeites, Lda.
• Vice-Presidente: Hélder Manuel Sousa Transmontano, Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, C.R.L.
• Vogal Efetivo: Ana Catarina da Silva Gaspar, Esporão S.A.
• Vogal Efetivo: Henrique Fialho Palma da Silva Herculano, Casa Relvas, Lda.
• Vogal Efetivo: Pedro Miguel Frade Pires Pereira Baptista, Fundação Eugénio de Almeida
• Vogal Suplente: José Jacinto Baptista, Nesgas de Terra, Lda.
• Vogal Suplente: Marta Susana de Almeida Lopes Brás Campos Jordão, João Luís Jordão – Monte de Portugal
Fonte: CEPAAL