Numa sessão de esclarecimento realizada esta semana pela CAP estiveram presentes representantes do PS, PSD, CDU, CDS/PP, IL e Chega. A maioria dos partidos concordou com a necessidade de devolver ao Ministério da Agricultura a tutela da gestão das florestas, da água e dos animais, mas o PS não quis traçar cenários.
A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal considera que a maioria dos partidos defendem, “em uníssono, a necessidade de corrigir os erros do passado mais recente e reforçar as competências do Ministério da Agricultura, devolvendo ao mesmo a tutela de áreas fundamentais para o sector e para o mundo rural, como a gestão das florestas, da água e dos animais”, mas assinala a “exceção” do PS, “que não antecipa qualquer cenário”.
Numa sessão de esclarecimento organizada esta semana pela CAP, estiveram presentes representantes de seis partidos políticos – PS, PSD, CDU, CDS/PP, IL e Chega para apresentarem a sua visão para o sector agrícola, plasmada nas linhas de ação que constam nos respetivos programas políticos para as próximas eleições legislativas.
Um pouco mais de um milhar de pessoas assistiram em direto e via ‘online’ ao debate, transmitida nas redes sociais da CAP e através da plataforma Zoom, “o que denota o interesse dos agricultores em conhecer aquelas que são as medidas propostas para o setor e o mundo rural”.
Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e candidata a deputada pelo círculo eleitoral de Santarém, representou o PS, enquanto João Paulo Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu e vice-coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD para a área de Agricultura, foi a voz social-democrata.
Da CDU, esteve presente João Dias, primeiro nome da lista da coligação por Beja, sendo o CDS/PP representado por Francisco Palma, cabeça-de-lista do partido pelo mesmo círculo eleitoral.
Carla Castro marcou a presença da Iniciativa Liberal, como membro da comissão executiva do partido e candidata a deputada por Lisboa, enquanto o Chega apresentou Pedro dos Santos Frazão, vice-presidente do partido, vereador da Câmara Municipal de Santarém e cabeça-de-lista por esse distrito.
“A CAP, que tem sistematicamente alertado para o facto de a Agricultura ter vindo a perder, nos últimos Governos, a relevância política que é devida a um sector económico fundamental para o País, para a economia […]
Discussão sobre este post