Nuno Maciel entende que o ordenamento da pecuária e da silvicultura, associadas de forma regrada, valorizam os nossos recursos naturais e acrescentam valor económico.
São 40 mil euros, para distribuir por 3 cooperativas e 1 associação de criadores de Gado.
Nuno Maciel, o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, assinou esta tarde os contratos-programa, que materializam o apoio do Governo Regional à Associação Pontassolense dos Criadores de Gado Bovino da Lombada e Ribeira da Tabua, e das Cooperativas de Criadores de Gado das Serras da Freguesia dos Prazeres das Serras da Freguesia da Ponta do Pargo, e das Serras da Freguesia da Fajã da Ovelha.
Instituídas na década de 80, as cooperativas e associações de criadores de gado têm desempenhado um papel crucial na promoção de um pastoreio ordenado e controlado, bem como na sensibilização e formação dos seus associados para o cumprimento do ordenamento silvo-pastoril e das boas práticas de proteção ambiental.
Nuno Maciel entende que o ordenamento da pecuária e da silvicultura, associadas de forma regrada, valorizam os nossos recursos naturais e acrescentam valor económico, dentro de um contexto de uma floresta devidamente protegida e conservada, que o levam a relevar o papel positivo que ambas podem desempenhar no combate à vegetação invasora, com consequências diretas na prevenção dos incêndios.
Nessa perspetiva, para o governante, faz sentido falar em apascentação de gado autorizada, desde que seja realizada em áreas com orografia adequada, boas condições de encabeçamento e coberto vegetal adequado para comportar todo o efetivo da exploração.
“Como sabemos, dada a sua natureza, as cooperativas e associações de criadores de gado debatem-se com assinaláveis carências financeiras para poderem desempenhar a sua missão. Daí que tenhamos sentido a necessidade de materializar este apoio a estas entidades”, assume Nuno Maciel, para quem “estando em causa, também, espécies animais cujas produções têm uma qualidade diferenciada, com significado na tradição gastronómica e na cultura madeirense, importa ao governo fomentar a adoção das melhores e mais adequadas condições ao correto maneio zootécnico e apropriado controlo sanitário”, sustenta o Secretário Regional de Agricultura e Pescas.
Os criadores de gado agradeceram este importante apoio, numa atividade com alguma expressão e impacto a nível regional, que se pretende cada vez mais valorizada, diferenciada e rentável.
Nota enviada pelo Governo Regional da Madeira.














































